Considero que o que possa fazer parte da estratégia de engajamento são os seguintes pontos:
- Uma definição clara, realista e direta dos objetivos e metas secundárias, pois propicia uma adesão maior por parte dos colaboradores. Saber qual é o objetivo e como alcançá-lo, sem deixar algo vago, abstrato ou muito amplo no entendimento, facilita que saibam como agir pra alcançar tal objetivo. Ou seja, não complicar, quanto mais fácil for o objetivo, mais fácil se direcionarem e se manterem alinhados.
- Prazos curtos estabelecidos. Assim as equipes não perdem foco e motivação e é reforçado a urgência de cumprir esses objetivos e suas importâncias.
- Treinamento das equipes. Isso garante ganhos produtivos.
- Monitoramento constante dos resultados, mas considero uma prática melhor quando não há muita pressão sobre, que o colaborador possa realizar suas atividades no seu tempo (dentro do prazo previsto) e da forma que considerar melhor.
- Feedback bilateral quanto ao trabalho que está sendo desenvolvido em relação aos OKRs.
- Transparência no processo. OKRs visíveis a todos da empresa, para que verifiquem quais são e como está o andamento. E compartilhamento dos resultados alcançados, evidenciando que todos foram responsáveis nessas conquistas.