Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Estilo do CSS não está sendo aceito na página

Olá, pessoal! Tudo bom?

Fui ajudar um outro membro da comunidade em uma dúvida que ele estava tendo, e acabou que me surgiu uma dúvida também. Um elemento do projeto dele não estava recebendo estilização, por mais que estivesse tudo aparentemente certo no código. Quando olhei na ferramenta do desenvolvedor para tentar encontrar algum problema, me deparei com o seguinte erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Queria saber melhor o que seria quando parte do estilo está tachado assim, e o que pode ocasionar isso. Será que alguém poderia me ajudar, por favor?

Desde já, agradeço!

4 respostas
solução!

Oii Iury.

Quando um estilo aparece assim riscado no console, isso significa que por algum motivo ele não está sendo aplicado de fato.

Precisa investigar o código para entender o que pode ter ocasionado isso. Se quiser compartilhar aqui o código completo. De alguma forma, essa propriedade está recebendo um valor que não consegue entender.

Olá, Natalia! Tudo bom?

Muito obrigado por esclarecer! Eu imaginava que seria isso mesmo, mas queria confirmar também. Vou deixar aqui o link do repositório em questão, em que encontrei esse erro, e o link da dúvida no fórum onde essa questão surgiu.

Repositório: https://github.com/pedroscfa/calmaria-acessibilidade--css.git

Dúvida no fórum: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-duvida-o-ultimo-botao-352171

Eu ainda não olhei a fundo para ver se encontrava alguma incongruência, mas fiz alguns testes. Trata de um button no fim da página HTML que deve receber um hover que altera a cor do background, muda o cursor para pointer, e tem uma transição de .5s. Sugiro você dar uma olhada na dúvida antes, caso for ver o código, para entender melhor kkkk. O hover em si funciona, como pode ser visto na imagem que enviei acima, somente o background que não. Detalhe: tem um outro button que possui um hover exatamente igual a esse que está dando problema, mas que possui outra classe, e mesmo colocando a mesma classe desse que funciona, ainda falha no background.

Depois vou continuar dando uma olhada, porque confesso que fiquei bem encucado de como isso tá acontecendo kkkk.

Abraços e muito obrigado novamente!

Oie, bom dia! Obrigada por compartilhar, fiz um clone do projeto e rodei aqui no meu computador.

O que estava acontecendo é uma questão de especificidade do CSS.

Olha só como estava estilizando o botão na versão normal (sem o hover):

Código CSS button

E daí se você simplesmente colocar uma classe nesse button, como era o caso ele estava colocando a classe "botao__envia" e acessando o hover, não vai funcionar, porque a forma como ele selecionou esse button tem maior especificidade, colocando .container__contato .container__contato--form button, entende?

Pra funcionar da forma como está, podemos usar essa mesma especificidade para acessar o hover, assim:

Código CSS button com hover

Daí funciona adequadamente.

Outra maneira seria simplesmente usar a classe "botao__envia" tanto para o estilo padrão do botão, quanto para o hover, assim:

Código button e hover

Espero ter ajudado ^^

Boa noite, Natalia! Tudo bom?

Muito obrigado por esclarecer, ajudou bastante! Era uma dúvida que já tinha antes, voltou depois que vi a outra questão no fórum, e foi muito bom ter visto como identificar o erro.

Muitíssimo obrigado!