1
resposta

System.NullReferenceException: 'Object reference not set to an instance of an object.'

Esta jogando o erro System.NullReferenceException: 'Object reference not set to an instance of an object.'

meu código é

var lista = new List();
using var connection= ObterConexao();
connection.Open();

string sql = "SELECT * FROM Artistas ";
using var command = new SqlCommand(sql, connection);
using SqlDataReader dataReader = command.ExecuteReader(); """Aqui está o problema""

while (dataReader.Read())
{
string nomeArtista= Convert.ToString(dataReader["Nome"]);
string bioArtista = Convert.ToString(dataReader["Bio"]);
int idArtista = Convert.ToInt32(dataReader["Id"]);
Artista artista = new(nomeArtista,bioArtista) { Id = idArtista };

lista.Add(artista);

}

return lista;

1 resposta

Olá, Gerardo! Tudo bem?

Esse erro (NullReferenceException) é um velho conhecido nosso! Ele acontece quando tentamos usar um objeto que ainda está vazio (null). Como você apontou que o problema estoura na linha do ExecuteReader(), é muito provável que a sua conexão (via ObterConexao()) ou o próprio comando não estejam sendo instanciados corretamente antes de chegar aí.

Para que eu possa investigar a fundo e te ajudar de forma assertiva, por favor, me responda: qual é o curso e a atividade que você está fazendo?

Peço também que compartilhe o seu código completo, especialmente o método ObterConexao(). Sem visualizar a classe inteira fica incerto dizer o que está faltando, mas com o código completo eu consigo simular o erro por aqui e te passar a solução exata!

Fico no aguardo do seu retorno para resolvermos isso juntos.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade