1
resposta

Carreira freelance

Opa gente bom dia tudo bem?
Então eu gostaria de tirar umas duvidas. Sou programador front-end, com 1 ano de estudos pela Alura e outras formas de ensino (tenho 17 anos), estava pensando em começar a fazer freelances. Pórem, alguém com experiência poderia me explicar como é feito os serviços ? Tipo uma das minhas maiores dúvidas é: eu devo entregar somente o projeto local pro cliente? Tipo eu tenho q fazer hospedagem pra ele ou algo assim? Porque meio que eu acho que se meu cliente for alguém que não tem noção nenhuma de informática vai saber oq é hospedagem e tbm como configurar a segurança do site. Se for necessário essas ações eu teria que estudar sobre https, cybersegurança e outras coisas? Ou eu só devo fazer a entrega dos documentos para meu cliente (arquivos locais).
Se possível me deem um noção de preço para programadores iniciantes(Landings e sites completos com login e outras coisas), pq eu estipulei preços aqui e achei meio caro kkkkk

1 resposta

Olá, Vinicius!

Obrigado por compartilhar sua dúvida conosco, e parabéns pela iniciativa de começar no mercado de freelas ainda tão jovem — isso faz muita diferença no aprendizado.

Sobre a sua principal dúvida (“devo entregar apenas o projeto local ou também hospedar o site?”), a resposta é: depende do acordo com o cliente. Cada cliente tem um nível diferente de conhecimento técnico, então isso precisa ficar muito bem definido desde o início.

De forma geral, existem dois cenários comuns:

• Cliente com conhecimento técnico: você pode entregar apenas os arquivos do projeto (HTML, CSS, JS, etc.), e ele mesmo fica responsável pela hospedagem, domínio e manutenção.
  • Cliente sem conhecimento técnico: nesse caso, é comum que o desenvolvedor faça a publicação do site, configurando hospedagem e domínio, para entregar o projeto já funcionando online.

Por isso, é essencial deixar tudo combinado previamente, de preferência em um contrato simples, especificando:

• O que será entregue