1
resposta

Carreira freelance

Opa gente bom dia tudo bem?
Então eu gostaria de tirar umas duvidas. Sou programador front-end, com 1 ano de estudos pela Alura e outras formas de ensino (tenho 17 anos), estava pensando em começar a fazer freelances. Pórem, alguém com experiência poderia me explicar como é feito os serviços ? Tipo uma das minhas maiores dúvidas é: eu devo entregar somente o projeto local pro cliente? Tipo eu tenho q fazer hospedagem pra ele ou algo assim? Porque meio que eu acho que se meu cliente for alguém que não tem noção nenhuma de informática vai saber oq é hospedagem e tbm como configurar a segurança do site. Se for necessário essas ações eu teria que estudar sobre https, cybersegurança e outras coisas? Ou eu só devo fazer a entrega dos documentos para meu cliente (arquivos locais).
Se possível me deem um noção de preço para programadores iniciantes(Landings e sites completos com login e outras coisas), pq eu estipulei preços aqui e achei meio caro kkkkk

1 resposta

Olá, Vinicius!

Obrigado por compartilhar sua dúvida conosco, e parabéns pela iniciativa de começar no mercado de freelas ainda tão jovem — isso faz muita diferença no aprendizado.

Sobre a sua principal dúvida (“devo entregar apenas o projeto local ou também hospedar o site?”), a resposta é: depende do acordo com o cliente. Cada cliente tem um nível diferente de conhecimento técnico, então isso precisa ficar muito bem definido desde o início.

De forma geral, existem dois cenários comuns:

• Cliente com conhecimento técnico: você pode entregar apenas os arquivos do projeto (HTML, CSS, JS, etc.), e ele mesmo fica responsável pela hospedagem, domínio e manutenção.
  • Cliente sem conhecimento técnico: nesse caso, é comum que o desenvolvedor faça a publicação do site, configurando hospedagem e domínio, para entregar o projeto já funcionando online.

Por isso, é essencial deixar tudo combinado previamente, de preferência em um contrato simples, especificando:

• O que será entregue
  • Se a hospedagem e o domínio estão incluídos
  • Se o cliente terá acesso aos arquivos
  • O que está (ou não) incluso em manutenção futura

Isso evita problemas e mal-entendidos.

Sobre a entrega dos arquivos, também é algo que deve ser alinhado. Muitos clientes querem acesso ao código, outros não fazem questão. Se o cliente solicitar, você pode entregar tranquilamente — novamente, o importante é que isso esteja claro no combinado.

Em relação a segurança, HTTPS e afins: para projetos front-end simples (como landing pages), geralmente basta utilizar uma boa hospedagem que já ofereça SSL automaticamente. Não é necessário, nesse primeiro momento, um estudo aprofundado em cibersegurança, a não ser que você vá trabalhar com dados sensíveis ou sistemas mais complexos.

Sobre preços, realmente varia bastante. O ideal é considerar:

• Complexidade do projeto
  • Tempo que você vai gastar
  • Se haverá hospedagem e domínio incluídos
  • Suporte ou manutenção pós-entrega

Caso você fique responsável pela hospedagem, lembre-se de incluir esse custo no valor final e, sempre que possível, criar contas com os dados do cliente, para evitar problemas futuros caso ele queira trocar de profissional.

No geral, você está no caminho certo. Continue estudando, pegando projetos menores no início e evoluindo aos poucos. Isso traz muita experiência prática.

Espero que isso te ajude. Conte conosco!

Abraços! ✨