Eu consegui arrumar um dos problemas do código, mas não consigo arrumar a parte final. Aparece o seguinte erro quando movo para baixo:
Traceback (most recent call last):
10: from main.rb:3:in `<main>'
9: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:139:in `inicia_fogefoge'
8: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:125:in `joga'
7: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:105:in `remove'
6: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:98:in `executa_remocao'
5: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:106:in `remove'
4: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:98:in `executa_remocao'
3: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:105:in `remove'
2: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:98:in `executa_remocao'
1: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:108:in `remove'
C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:94:in `executa_remocao': undefined method `[]' for nil:NilClass (NoMethodError)
Meu código do 'fogefoge.rb':
require_relative 'ui'
require_relative 'Heroi'
def desenha mapa
puts mapa
end
def le_mapa (numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read(arquivo)
mapa = texto.split "\n"
end
def encontra_jogador mapa
caracter_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
if coluna_do_heroi
jogador = Heroi.new
jogador.linha = linha
jogador.coluna = coluna_do_heroi
return jogador
end
end
nil
end
def posicao_valida? (mapa, posicao)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
return false
end
true
end
def soma_vetor (vetor1, vetor2)
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end
def posicoes_validas_a_partir_de (mapa, novo_mapa, posicao)
posicoes = []
movimentos = [[+1, 0],[0, +1],[-1, 0],[0, -1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = soma_vetor movimento, posicao
if (posicao_valida? novo_mapa, nova_posicao) && (posicao_valida? novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << posicao
end
end
posicoes
end
def move_fantasma (mapa, novo_mapa, linha, coluna)
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
return if posicoes.empty?
aleatoria = rand posicoes.size
posicao = posicoes[aleatoria]
mapa[linha][coluna] = " "
novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end
def copia_mapa (mapa)
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end
def move_fantasmas (mapa)
caractere_do_fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def jogador_perdeu? mapa
perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end
def executa_remocao (mapa, posicao, quantidade)
if mapa[posicao.linha][posicao.coluna] == "X"
return
end
posicao.remove_do mapa
remove mapa, posicao, quantidade - 1
end
def remove (mapa, posicao, quantidade)
if quantidade == 0
return
end
executa_remocao mapa, posicao.direita, quantidade
executa_remocao mapa, posicao.esquerda, quantidade
executa_remocao mapa, posicao.cima, quantidade
executa_remocao mapa, posicao.baixo, quantidade
end
def joga (nome)
mapa = le_mapa 3
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
next
end
heroi.remove_do mapa
if mapa[nova_posicao.linha][nova_posicao.coluna] == "*"
remove mapa, nova_posicao, 4
end
nova_posicao.coloca_no mapa
mapa = move_fantasmas mapa
if jogador_perdeu? mapa
game_over
break
end
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end
Obrigado