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Erro undefined method `[]' for nil:NilClass (NoMethodError)

Eu consegui arrumar um dos problemas do código, mas não consigo arrumar a parte final. Aparece o seguinte erro quando movo para baixo:

Traceback (most recent call last):
        10: from main.rb:3:in `<main>'
         9: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:139:in `inicia_fogefoge'
         8: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:125:in `joga'
         7: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:105:in `remove'
         6: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:98:in `executa_remocao'
         5: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:106:in `remove'
         4: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:98:in `executa_remocao'
         3: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:105:in `remove'
         2: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:98:in `executa_remocao'
         1: from C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:108:in `remove'
C:/Users/Mauricio/Google Drive/Alura/Ruby III Mais lógica de programação em um novo jogo/fogefoge.rb:94:in `executa_remocao': undefined method `[]' for nil:NilClass (NoMethodError)

Meu código do 'fogefoge.rb':

require_relative 'ui'
require_relative 'Heroi'

def desenha mapa
    puts mapa
end

def le_mapa (numero)
    arquivo = "mapa#{numero}.txt"
    texto = File.read(arquivo)
    mapa = texto.split "\n"
end

def encontra_jogador mapa
    caracter_do_heroi = "H"
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
        if coluna_do_heroi
            jogador = Heroi.new
            jogador.linha = linha
            jogador.coluna = coluna_do_heroi
            return jogador
        end
    end
    nil
end

def posicao_valida? (mapa, posicao)
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size
    estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
    estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
    if estourou_linhas || estourou_colunas
        return false
    end
    valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
    if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
        return false
    end
    true
end

def soma_vetor (vetor1, vetor2)
    [vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end

def posicoes_validas_a_partir_de (mapa, novo_mapa, posicao)
    posicoes = []
    movimentos = [[+1, 0],[0, +1],[-1, 0],[0, -1]]
    movimentos.each do |movimento|
        nova_posicao = soma_vetor movimento, posicao
        if (posicao_valida? novo_mapa, nova_posicao) && (posicao_valida? novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << posicao
        end
    end
    posicoes
end

def move_fantasma (mapa, novo_mapa, linha, coluna)
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
    return if posicoes.empty?

    aleatoria = rand posicoes.size
    posicao = posicoes[aleatoria]
    mapa[linha][coluna] = " "
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end

def copia_mapa (mapa)
    novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end



def move_fantasmas (mapa)
    caractere_do_fantasma = "F"
    novo_mapa = copia_mapa mapa
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
            eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
            if eh_fantasma
                move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
            end
        end
    end
    novo_mapa
end

def jogador_perdeu? mapa
    perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end

def executa_remocao (mapa, posicao, quantidade)
    if mapa[posicao.linha][posicao.coluna] == "X"
        return
    end
    posicao.remove_do mapa
    remove mapa, posicao, quantidade - 1
end

def remove (mapa, posicao, quantidade)
    if quantidade == 0
        return
    end
    executa_remocao mapa, posicao.direita, quantidade
    executa_remocao mapa, posicao.esquerda, quantidade
    executa_remocao mapa, posicao.cima, quantidade
    executa_remocao mapa, posicao.baixo, quantidade
end


def joga (nome)
    mapa = le_mapa 3

    while true
        desenha mapa
        direcao = pede_movimento
        heroi = encontra_jogador mapa        
        nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
        if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
            next
        end
        heroi.remove_do mapa
        if mapa[nova_posicao.linha][nova_posicao.coluna] == "*"
            remove mapa, nova_posicao, 4
        end
        nova_posicao.coloca_no mapa

        mapa = move_fantasmas mapa
        if jogador_perdeu? mapa
            game_over
            break
        end
    end
end

def inicia_fogefoge
    nome = da_boas_vindas
    joga nome
end

Obrigado

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PS: Mapa usado

XXXXXXXXXXXXXXXXX
X   FFF  X      X
X X XX X X X XX X
X X X* X     X  X
X   X XXXX XXX XX
  X     XX  X   X
 XXX XX XXX X X X
  X         X X X
X   X X XXX FFF X
X X     XXX XXX X
X X XXX   X XXX X
X  HXXX X X   X X
XXX*FXXFX   X   X

Olá Mauricio, olhando o código acredito que o erro venha da classe Heroi, se possível compartilha aqui o código do heroi ou a solução caso já tenha encontrado.