Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Erro na execução do programa

Código fonte, gravado em Programa.java:

public class Programa {

public static void main (String[] args) {

    System.out.println ("Ola, mundo");

}

}

Conteúdo da pasta onde foi gravado o arquivo, após o comando javac Programa.java:

Pasta de C:\JAVA

29/05/2019 18:17

. 29/05/2019 18:17 .. 29/05/2019 18:17 420 Programa.class 29/05/2019 18:11 120 Programa.java 2 arquivo(s) 540 bytes 2 pasta(s) 911.644.581.888 bytes disponíveis

Versões de java e javac:

C:\JAVA>java -version java version "1.8.0_202" Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_202-b08) Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.202-b08, mixed mode)

C:\JAVA>javac -version javac 1.8.0_202

Valor acrescentado na variável de sistema Path:

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_202\bin

Finalmente, mensagem de erro ao tentar executar o programa:

C:\JAVA>java Programa Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Programa

Obrigado.

3 respostas
solução!

Retirado do Tutorial do Java SE: " Verificando a variável CLASSPATH (todas as plataformas)

A variável CLASSPATH é uma maneira de informar aos aplicativos, incluindo as ferramentas do JDK, onde procurar por classes de usuário. (As classes que fazem parte do JRE, da plataforma JDK e das extensões devem ser definidas por outros meios, como o caminho da classe de auto inicialização ou o diretório de extensões).

A maneira preferida de especificar o caminho da classe é usando a opção de linha de comando -cp . Isso permite que seja definido o CLASSPATH individualmente para cada aplicativo sem afetar outros aplicativos. A configuração CLASSPATH pode ser complicada e deve ser executada com cuidado.

O valor padrão do caminho da classe é ".", significando que apenas o diretório atual é pesquisado. Especificar a variável CLASSPATH ou a opção de linha de comando -cp substitui esse valor.

Para verificar se CLASSPATHestá definido no Microsoft Windows NT / 2000 / XP, execute o seguinte:

C:> echo% CLASSPATH% No Solaris ou Linux, execute o seguinte:

% echo $ CLASSPATH Se CLASSPATHnão estiver definido, você obterá um erro de variável CLASSPATH: Undefined (Solaris ou Linux) ou simplesmente % CLASSPATH% (Microsoft Windows NT / 2000 / XP).

Para modificar o CLASSPATH, use o mesmo procedimento usado para a variável PATH.

Os curingas de caminho de classe permitem incluir um diretório inteiro de arquivos .jar no caminho de classe sem nomeá-los explicitamente individualmente. Para obter mais informações, incluindo uma explicação dos curingas do caminho de classe e uma descrição detalhada sobre como limpar a variável de ambiente CLASSPATH, consulte a nota técnica Configurando o Caminho de Classe . "

Resumindo: quando você executa "java Programa", certifique-se que Programa.class existe e está na mesma pasta/diretório desse arquivo. Pois o comando java executa o bytecode Programa.class .

Segui sua orientação e apliquei a opção "-cp ." e funcionou. Obrigado pelas respostas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software