Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
15
respostas

Não foi possível localizar nem carregar a classe principal

No exercício 2 do capítulo A linguagem Java não consigo rodar o programa pelo cmd. Sempre que tento dá a seguinte mensagem de erro: > Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal

Só consegui rodar através do NetBeans, porque está o correndo isso no cmd? Na compilação do código pelo cmd ocorre tudo ok. O erro só aparece quando tento rodar.

15 respostas

Olavo!

Você conseguiu configurar a variável de ambiente do exercício 1?

Tive este problema, você deve indicar o endereço de sua JVM atual!

Sim, configurei o JAVA_HOME e adicionei o ;%JAVA_HOME%\bin no fim do Path reiniciei o pc e e tudo funcionou normal, tanto o comando "java" quanto o "javac". Tem que fazer algo mais? Ví que em alguns casos tem que configurar um CLASSPATH isso procede?

O endereço que indiquei foi o mais atual >> C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_05

Aparentemente tudo correto nesta configuração!

Tente agora verificar se o nome da classe criada é o mesmo nome do arquivo.java ?

class MeuProgramaModificado

javac MeuProgramaModificado.java

Talvez seja porque você esteja tentando rodar a classe que não contenha o método main. De forma que o NetBeans automaticamente detecta e roda a classe com o método main.

Marcos, está com o mesmo nome sim.

Douglas, como eu sei isso?

Esse é o código:

class MeuProgramaModificado {

public static void main (String[] args) {
       System.out.println ("Hello Java!");

}

}

E o nome dos arquivos:

MeuProgramaModificado.java

MeuProgramaModificado.class

O diretório no cmd está apontado para o diretório onde o arquivo se encontra?

Criei uma pasta no desktop com o nome MeuProgramaModificado e coloquei o arquivos lá.

C:\Users\Olavo\Desktop\MeuProgramaModificado>

Coloca o teu arquivo java em uma pasta direto no C, tipo C:\Java. Copia somente o arquivo MeuProgramaModificado.java e executa o javac e java depois.

Pessoal, eu havia criado o CLASSPATH, daí exclui ele e reiniciei o windows.

Rodei novamente o arquivo SEM o .class no final "C:\Users\Olavo\Desktop\MeuProgramaModificado>java MeuProgramaModificado" e funcionou!!

Agora não sei se foi por causa do classpath ou por que eu estava tentando rodar COM .class no final "C:\Users\Olavo\Desktop\MeuProgramaModificado>java MeuProgramaModificado.class"

Valew pela ajuda galera!!

solução!

Com .class no final não funciona.

Ahhh blz então, vlw a dica!!

Eu já tive esse problema. Ao rodar coloquei o .class no final.

Maldito tab, tive o mesmo problema, instalei tudo certinho e o tab alto completava com .class, como venho do curso de C onde tem que ter algo depois do ponto, achei normal. Valeu a solução, me pouparam uma postagem.

Abraço!