Olá Daniel, como vai?
Parabéns pelo projeto e pela percepção dessa questão de centralização dos atores. Geralmente essa é a principal causa dos bugs, porém pode não ser a única, questões como tamanho da bolinha e espessura das raquetes também podem interferir no funcionamento do jogo.
No seu projeto podemos fazer alguns ajustes para melhorar o funcionamento dele, vou te mostrar:
1 - Retirando o contorno da bolinha
Uma das opções para melhorar a precisão da pontuação do jogo é remover o contorno da bolinha pois com isso os valores de x
e y
ficam mais exatos minimizando a chance de falhas.
Para isso basta clicar em Bolinha, depois na aba Fantasias, ir em Contornar e clicar na opção de remover contorno, conforme abaixo:
2 - Ajuste no tamanho da bolinha
Outra coisa que influencia nesse bug da bolinha agarrar na raquete é a proporção de tamanho entre a bolinha e as raquetes, no caso do seu jogo como as raquetes são um pouco mais largas, podemos aumentar um pouco o tamanho da bolinha e isso fará com que reduzam as chances dela ficar agarrada de novo. Outra opção válida aqui seria diminuir a largura das raquetes também.
Para aumentar o tamanho da bolinha, ainda na aba fantasias, vamos na opção de Selecionar, clicar na bolinha e em uma das extremidades dela puxar para aumentar o tamanho no sentido da seta abaixo:
Aqui vale lembrar que depois se alterar o tamanho da bolinha é preciso ajustá-la no centro da tela novamente, beleza?
3 - Ajustando a pontuação
Depois de fazer essas alterações você vai perceber que seu jogo parou de contar pontos, isso aconteceu porque quando alteramos o tamanho da bolinha precisamos ajustar também o sensor do contador de pontos. Aqui vamos fazer dois ajustes:
No contador de pontos vamos alterar os valores de x
para -226
para os pontos do oponente
e o valor de x
para 226
para meus pontos
. Esses valores eu identifiquei testando no seu jogo e funcionaram legal, mas o ideal é você testar arrastando a bolinha para perto da borda e trocando os valores pois a gente pode ter aumentado a bolinha em tamanhos diferentes, beleza?
Outra alteração que vamos fazer aqui é que, mesmo com as modificações acima a bolinha ainda pode passar por trás da raquete e com isso computar vários pontos de uma vez, para solucionar isso vamos inserir o controle espere 1 seg
nos blocos de contador de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de contar um novo ponto, solucionando o problema.
O código ficaria assim:
Pronto, fazendo essas alterações vai solucionar os bugs que estavam acontecendo e seu jogo vai ficar ainda mais legal. Testa aí e depois me conta o que achou.
Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida conte com a gente aqui no fórum. Bons estudos =)
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