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Erro inesperado de syntax error

Boa tarde, depois de assistir o vídeo 7 da Aula 4 de Ruby III meu código começou a apresentar o seguinte erro após as modificações:

main.rb:4:in `require_relative': /home/troile/Documents/Alura/Intro_RubyIII/fogefoge.rb:121: syntax error, unexpected $end, expecting keyword_end (SyntaxError)
    from main.rb:4:in `<main>'

Pelo o que entendi tem algum erro na linha 121 do meu fogefoge.rb, mas quando vou no código verificar o que encontro é só isso:

def inicia_fogefoge
    nome = da_boas_vindas
    joga nome
end

A linha 121 no caso é o end. Verifiquei todo o código atrás de algum bug, tanto no main.rb quanto no ui.rb e não consegui entrar o motivo disso. Se alguém puder ajudar agradeço muito.

Obrigado.

4 respostas

Oi Leandro, pode colocar o código inteiro do arquivo? Acho que precisamos ver mais, para conseguir descobrir o erro.

Desculpe, já deveria ter feito isso desde o começo. SEgue o código completo.

fogefoge.rb

#!/bin/env ruby
# encoding: utf-8

require_relative 'ui'
require_relative 'heroi'

def le_mapa(numero)
    arquivo = "mapa#{numero}.txt"
    texto = File.read arquivo
    mapa = texto.split "\n"
end

def encontra_jogador(mapa)
    caractere_do_heroi = "H"
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
        if coluna_do_heroi
            jogador = Heroi.new
            jogador.linha = linha
            jogador.coluna = coluna_do_heroi 
            return jogador
    end
    nil
end

def posicao_valida?(mapa, posicao)
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size
    estorou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
    estorou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas

    if estorou_linhas || estorou_colunas
        return false
    end    

    valor_atual = mapa[posicao[0]] [posicao[1]]
    if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
        return false
    end
    true
end

def soma_vetor(vetor1, vetor2)
    [vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end

def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
    posicoes = []
    movimentos = [[+1, 0], [0, +1], [-1, 0], [0, -1]]
    movimentos.each do |movimento|
        nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
        if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << nova_posicao
        end
    end
    posicoes    
end

def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, [linha, coluna])
    if posicoes.empty?
        return
    end

    aleatoria = rand posicoes.size
    posicao = posicoes[aleatoria]
    mapa[linha][coluna] = " "
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"

end

def copia_mapa(mapa)
    novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split("\n")
end



def move_fantasmas(mapa)
    caractere_do_fantasma = "F"
    novo_mapa = copia_mapa mapa
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
            eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
            if eh_fantasma
                move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
            end
        end
    end
    novo_mapa
end

def jogador_perdeu?(mapa)
    perdeu = !encontra_jogador(mapa) 
end

def joga(nome)
    mapa = le_mapa 2
    while true
        desenha mapa
        direcao = pede_movimento
        heroi = encontra_jogador mapa        
        nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
        if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
            next
        end        
        heroi.remove_do mapa
        nova_posicao.coloca_no mapa

        mapa = move_fantasmas mapa
        if jogador_perdeu? mapa
            game_over
            break
        end
    end
end


def inicia_fogefoge
    nome = da_boas_vindas
    joga nome
end

ui.rb

#!/bin/env ruby
# encoding: utf-8

def da_boas_vindas
    puts "Bem vindo ao Foge-foge"
    puts "Qual é o seu nome?"
    nome = gets.strip
    puts "\n\n\n\n\n\n"
    puts "Começaremos o jogo para você, #{nome}"
    nome
end

def desenha(mapa)
    puts mapa
end

def pede_movimento
    puts "Para onde deseja ir?"
    movimento = gets.strip
end

def game_over
    puts "\n\n\n\n\n\n"
    puts "Game Over"
end

heroi.rb

#!/bin/env ruby
# encoding: utf-8

class Heroi
    attr_acessor :linha, :coluna

    def calcula_nova_posicao(direcao)
        novo_heroi = dup
        movimentos = {
            "W" => [-1,0],
            "S" => [+1,0],
            "A" => [0,-1],
            "D" => [0,+1]
        }

        movimento = movimentos[direcao]
        novo_heroi.linha += movimento[0]
        novo_heroi.coluna += movimento[1]    
        novo_heroi
    end

    def to_array
        [linha, coluna]
    end

    def remove_do(mapa)
        mapa[linha][coluna] = " "
    end

    def coloca_no(mapa)
        mapa[linha][coluna] = "H"
    end
end

main.rb

#!/bin/env ruby
# encoding: utf-8

require_relative 'fogefoge'

inicia_fogefoge

Pronto, todo o meu código. Abraços e obrigado.

solução!

Duas coisas:

Falta um end no fim do if aqui:

       if coluna_do_heroi
            jogador = Heroi.new
            jogador.linha = linha
            jogador.coluna = coluna_do_heroi 
            return jogador

Outro detalhe, a palavra correta é attr_accessor aqui.

class Heroi
    attr_acessor :linha, :coluna

Obrigado, Alberto. Foi total falta de atenção minha rs