C:/Users/Nikolai/Desktop/Ruby-logic/jogo-fogefoge/fogefoge.rb:62:in `block in move_fantasmas': undefined local variable or method `linha_atual' for main:Object (NameError)
from C:/Users/Nikolai/Desktop/Ruby-logic/jogo-fogefoge/fogefoge.rb:62:in `each'
from C:/Users/Nikolai/Desktop/Ruby-logic/jogo-fogefoge/fogefoge.rb:62:in `each_with_index'
from C:/Users/Nikolai/Desktop/Ruby-logic/jogo-fogefoge/fogefoge.rb:62:in `move_fantasmas'
from C:/Users/Nikolai/Desktop/Ruby-logic/jogo-fogefoge/fogefoge.rb:88:in `joga'
from C:/Users/Nikolai/Desktop/Ruby-logic/jogo-fogefoge/fogefoge.rb:94:in `inicia_fogefoge'
from main.rb:3:in `<main>'
Este este é o código
require_relative 'ui'
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split "\n"
end
def encontra_jogador(mapa)
caractere_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_heroi
if coluna_do_heroi
return [linha, coluna_do_heroi]
end
end
#nao achei
end
def calcula_nova_posicao(heroi, direcao)
heroi = heroi.dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [+1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, +1]
}
movimentos = movimentos[direcao]
heroi[0] += movimentos[0]
heroi[1] += movimentos[1]
heroi
end
def posicao_valida?(mapa, posicao)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
if mapa[posicao[0]] [posicao[1]] == "X"
return false
end
true
end
def move_fantasma(mapa, linha, coluna)
mapa[linha][coluna] = " "
linha += 0
coluna += 1
mapa[linha][coluna] = "F"
end
def move_fantasmas(mapa)
caractere_fantasma = "F"
mapa.each_with_index do [linha_atual, linha]
linha_atual.chars.each_with_index do [caractere_atual, coluna]
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma
end
end
end
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa 2
while true
desenha_mapa mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = calcula_nova_posicao heroi, direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
next
end
mapa [heroi[0]] [heroi[1]] = " "
mapa [nova_posicao[0]] [nova_posicao[1]] = "H"
move_fantasmas mapa
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end