1
resposta

Erro de plano cartesiano no pong

Oi, não sei bem como explicar o que tem de errado nas coordenadas do scrach, mas de algum jeito ela esta extremamente torta podre, e isso acontece qunado eu entro no projeto. Como é que arruma isso minha gente?!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, tudo bem? Espero que sim!

Sinto muito pela resposta tardia.

Bom, analisando a imagem, percebo que o tamanho da bolinha está maior do que foi mostrado em aula, e isso pode ocasionar bugs como a bolinha entrar na raquete, sendo assim a bolinha não pode ser grande e nem pequena, mas sim de um tamanho médio, equivalente a 100 pixels. Quando queremos centralizar o personagem, utilizamos x e y para indicar a posição em que o ator deve ficar, no caso da bolinha x e y devem ser igual a 0 como é mostrado na imagem abaixo:

A imagem mostra uma captura de tela da ferramenta Scratch, nela possui uma tela preta com uma bolinha branca centralizada e abaixo temos lacunas com valores, sendo elas “Ator nomeada Ator1”  “X = 0”e  “Y = 0

Dessa forma, você pode refazer a bolinha e deixá-la em tamanho médio equivalente a 100, para que não haja bugs, e definir os valores X e Y como 0.

Para a bolinha iniciar o jogo no centro, basta definir esse valores no bloco de movimento chamado “ Vá para X : Y :” para que quando for clicado o início do jogo, a bolinha vá para o centro, nas posições x igual a 0 e y igual a 0, como é mostrado a seguir:

A imagem retrata um bloco da cor laranja chamado “Quando bandeira verde for clicado” que abrange outro bloco chamado “Vá para X :0 Y: 0

E assim, a bolinha será centralizada.

Espero ter ajudado!

Caso tenha dúvidas, fico a disposição.

Abraços!