Estou fazendo o curso C III, onde estamos desenvolvendo o pacman (foge foge).
Estou com um problema de compilação e não sei onde está o erro. Inclusive já copiei o código deixado pelo instrutor descartando o meu e continua dando o seguintes erro.
Os includes estao todos correto.
Seguem blocos de codigos:
pacman.c
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "pacman.h"
#include "mapa.h"
MAPA m;
POSICAO heroi;
int acabou() {
return 0;
}
void move(char direcao) {
if(direcao != 'a' && direcao != 'w' && direcao != 'd' && direcao != 's')
return;
int proximox = heroi.x;
int proximoy = heroi.y;
switch(direcao) {
case 'a':
m.matriz[heroi.x][heroi.y-1] = '@';
proximoy--;
break;
case 'w':
m.matriz[heroi.x-1][heroi.y] = '@';
proximox--;
break;
case 's':
m.matriz[heroi.x+1][heroi.y] = '@';
proximox++;
break;
case 'd':
m.matriz[heroi.x][heroi.y+1] = '@';
proximoy++;
break;
}
if(proximox >= m.linhas)
return;
if(proximoy >= m.colunas)
return;
if(m.matriz[proximox][proximoy] != '.')
return;
m.matriz[proximox][proximoy] != '@';
m.matriz[heroi.x][heroi.y] = '.';
heroi.x = proximox;
heroi.y = proximoy;
}
int main() {
lemapa(&m);
encontramapa(&m, &heroi, '@');
do {
imprimemapa(&m);
char comando;
scanf(" %c", &comando);
move(comando);
} while (!acabou());
liberamapa(&m);
}
mapa.c
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "mapa.h"
void lemapa(MAPA* m) {
FILE* f;
f = fopen("mapa.txt", "r");
if(f == 0) {
printf("Erro na leitura do mapa");
exit(1);
}
fscanf(f, "%d %d", &(m->linhas), &(m->colunas));
alocamapa(m);
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
fscanf(f, "%s", m->matriz[i]);
}
fclose(f);
}
void alocamapa(MAPA* m) {
m->matriz = malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
m->matriz[i] = malloc(sizeof(char) * m->colunas + 1);
}
}
void liberamapa(MAPA* m) {
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
free(m->matriz[i]);
}
free(m->matriz);
}
void imprimemapa(MAPA* m) {
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
printf("%s\n", m->matriz[i]);
}
}
void encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c) {
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
for(int j = 0; j < m->colunas; j++) {
if(m->matriz[i][j] == c) {
p->x = i;
p->y = j;
return;
}
}
}
}
pacman.h
int acabou();
void move(char direcao);
mapa.h
struct mapa {
char** matriz;
int linhas;
int colunas;
};
typedef struct mapa MAPA;
void alocamapa(MAPA* m);
void lemapa(MAPA* m);
void liberamapa(MAPA* m);
void imprimemapa(MAPA* m);
struct posicao {
int x;
int y;
};
typedef struct posicao POSICAO;
void encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c);