2
respostas

Echo com PHP, boas práticas.

Veja que no código abaixo eu imprimi um parágrafo curto em HTML usando echo, já o professor fecha a tag PHP e coloca o HTML direto. Eu acho que usando echo fica mais organizado o código, pois assim só abre a tag PHP uma vez. Tem algum problema? Alguem que já trabalhou na área sabe me dizer?

Meu código:

<?php
    if (isset($_GET['login']) && $_GET['login']=="true") {
        echo '<p class="alert-success">Logado com sucesso!</p>';
    } else if (isset($_GET['login']) && $_GET['login']=="false") {
        echo '<p class="alert-danger">Usuario ou senha invalida!</p>';
    }
?>

Código do professor:

<?php
    if (isset($_GET['login']) && $_GET['login']=="true") { ?>
        <p class="alert-success">Logado com sucesso!</p>
    <?php } else if (isset($_GET['login']) && $_GET['login']=="false") { ?>
        <p class="alert-danger">Usuario ou senha invalida!</p>
    <?php }
?>
2 respostas

Olá Jhonny,

Apesar de parecer mais organizado colocando em um echo, você perde totalmente a sintaxe, autocomplete do código HTML. Além disso todo código será interpretado como PHP.

Em um projeto deixamos separados o que é HTML e o que é PHP, deixando dentro da tag <?php ?> apenas código PHP. Isso facilitará a manutenção do código futuramente.

Espero ter ajudado.

Outro ponto importante, alem da organização, é que ao deixar o HTML já pré carregado no cliente você poupa processamento desnecessário do servidor utilizando o echo.

O echo pode não ter muita relevância e ser extremamente leve, porem ao utilizar serviços como a Amazon cada centavo de economia é valido.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software