1
resposta

E se seu chefe quer estimativas sempre e normalmente não necessárias?

Sei que está conectado muito com a confiança, com a influência e com a transparências sobre os benefícios ou não de se fazer estimativas. Mas para uma parte das pessoas, a hierarquia superior, nem sempre é flexivel, nem sempre se importa se tem valor ou não fazer estimativas e processos que não geram insights e dão a possibilidade de se tomar decisões. Ele(a) simplesmente quer? O que vocês recomendariam nessas ocasiões?

Obs: Não vale dizer, mudar de empresa.

1 resposta

Olá, Reinaldo! Se eu entendi bem, sua questão é sobre a organização exigir uma estimativa de algo difícil ou impossível de estimar, seria isto?

Bem, eu seguiria os seguintes passos:

1 - Tentaria explicar que o "todo" para o qual se deseja uma estimativa pode não ser o melhor conjunto a entregar. No Ágil, o escopo do Product Backlog é aberto, então a tal estimativa estaria sendo feita sobre algo que pode não ser o melhor conjunto a entregar. Falaria também sobre a falácia do waterfall para produtos complexos etc. Enfim, toda a diferença entre entregar escopo fechado e entregar valor.

2 - Se fosse insistido que eu passasse uma estimativa, eu tentaria dar o melhor chute possível, mas sempre uma faixa (por exemplo, "eu acho que vai custar entre 80 mil e 150 mil, mas isto é só um palpite e eu juro que é o melhor que consigo dar agora, não me sentindo seguro em me comprometer com um valor fixo pois o escopo não está detalhado ainda e pode não ser o definitivo").

Seria isto. O que não tem remédio, remediado está.

O que a organização vai fazer com uma "estimativa" destas é outro problema.