Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

[Dúvida] VSCode carregando workspace no duplo clique do arquivo a ser editado

Estou querendo migrar para o VSCode mas me deparei com alguns "atrasos de vida" ... No DW eu cadastro cada pasta de site com seu respectivos ftp e quando eu preciso editar o código eu só dou o duplo clique no nome do arquivo, trabalho nele e ao salvar ele já sobe.

No VSC quando mandei abrir o arquivo direto nele ele não carrega automaticamente a workspace do local do arquivo como no DW.

Então é possível no VSC quando eu der um duplo clique que ele abra o arquivo já vinculando seu próprio workspace?

9 respostas

Olá, Alexandre. Tudo bem?

Eu dei uma pesquisada e vi que existe uma extensão no VSCode chamada de ftp-simple, ela pode te ajudar com a configuração do FTP do seu projeto.

Sobre você abrir um arquivo com o VSCode, e ele abrir todos os arquivos do projeto, acredito que dessa forma não irá funcionar.

A forma que eu conheço é abrir a pasta do projeto e clicar com o botão direito e irá aparecer uma opção "abrir com o Code", conforme a imagem abaixo: Tela do Windows Explorer, fundo branco. A imagem mostra arquivos do tipo .php, e o foco é a opção "Abrir com Code" que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse na pasta desejada.

Dessa forma irá abrir o projeto completo.

Se essa opção não aparecer, eu sugiro que reinstale o Vscode e na hora da instalação você deve marcar essas duas caixas destacadas abaixo: Janela do Instalador do VSCode, fundo branco. Com destaque para duas opções que devem estar selecionadas: 1ª Adicionar a ação abrir com Code no contexto de arquivo. 2ª Adicionar a ação abrir com Code no contexto de diretório.

Acredito que essas dicas podem melhorar sua experiência com o VsCode.

Bons estudos :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Olá Vinícius, então meu caro, consegui ajustar vários SETUPs no VSCode, como por exemplo:

1) FTP estou usando o PRO Deployer - SFTP/FTP deployer é melhor que o ftp-simple pois neste que você me indicou se eu fizer 100 uploads na sequência por alguma refatorada em código antigo ele trava e mesmo fechando o VCS ele demora uns 5 minutos para voltar ao normal.

O PRO mando depois que entendi como configura ele certinho (não tem um tutorial bom) ficou filét, ele também bug com 200 solicitações na sequência, mas ai é só manerar na mão um pouco. O bom que se ele trava você fecha o VSC e abre e ele volta ao normal, como o VSC mantém os arquivos aberto por último (não sei se faz isso sem está dentro de um WORKSPACE) então não é trabalho perdido.

1.2) Para criar uma conta FTP preciso ter um Workspace configurado para cada projeto, o que não é tão complicado de fazer, porém infelizmente o WORKSPACE não é reconhecido se eu abrir o arquivo antes de abrir o Workspace, seria legal se fosse, pois eu iria direto ao problema pelo navegador e pronto já abrir e ok, mas... estes últimos dias já estou me habituando com a ideia de gerar o workspace para cada projeto, seu FTP e usar o navegador interno do VSC para abrir o programa... Estou quase achando bem mais prático fazer este caminho, pois o tanto de tempo que eu já consegui economizar no refatoramento de um site mais antigo é superior a esta falta.

2) CTRL+D Achei meio estranho o VSC não ter o CTRL+D habilitado... mas achei uma extensão que resolveu isso, pois não era só questão de copiar uma linha, as vezes preciso copiar um grupo de textos para criar receptores de strings com o mesmo nome para minha organização e não ter esta função estava me frustrando, mas ao instalar o Duplicate selection or line ai ficou perfeito.

Obs.: Ter a opção de trabalha com a tela divida quando se está criando um código adianta um tanto, ainda mais quando são telas de entrada de dados e receptores.

3) Extra: PHP O PHP Intelephense é ótimo para ajudar na verificação do PHP, mais que a versão "nativa" do VSC.

4) Extra: Salvamento automático Este sistema de salvamento automático eu deixei com 4000 ms, pois 5 era pior, pelo menos pro meu ritmo de trabalho. Acho que ele deveria esperar eu parar de digitar para começar a contar o tempo de salvamento, isso contando os toques na seta de navegação do teclado, mas ok não é um grande monstro.

PONTO NEGATIVO DO VSC O ponto que agora me incomoda um pouco é a personalização de cores do código, é muito chata de complexa de fazer, levei mais de uma hora para deixar as cores minimamente ao meu gosto, acho que deveria ter uma forma melhor, ainda mais que cada pedacinho vc tem que criar uma nova linha, bem que poderia ter colocar alguns nomes na mesma linha e ele reconhecer para aquela cor, ficaria mais limpo.

EM RESUMO Com estes setups que fiz, já consegui migrar de DW para VSC e estou adorando a produtividade, fiz tanto refatoramento como criei coisa nova e está tudo redondo. Usar para HTML, CSS e Jquery (com o nível que tenho que é baixo) ele parece muito bom. É um custo a menos na conta, já que não consegui me adaptar com outros editores que não o DW.

O que não achei... Quando uso um include('outroarquivo.php'); no DW anterior eu segurava o CTRL e clicava sobre e ele abri, na versão usava precisava clicar com o botão direito e mandar o arquivo dependente, então a questão é:

Como abrir arquivos dependentes (interligados) no VSCode sem ter que procurar, só com um clique ou comando e clique?

Olá, Alexandre!

Muito legal toda essa sua análise do VSCode, ficou bem detalhada. Muitas pessoas serão ajudadas com suas dicas! Agradeço por contribuir com nosso fórum.

"O que não achei... Quando uso um include('outroarquivo.php'); no DW anterior eu segurava o CTRL e clicava sobre e ele abri, na versão usava precisava clicar com o botão direito e mandar o arquivo dependente, então a questão é: Como abrir arquivos dependentes (interligados) no VSCode sem ter que procurar, só com um clique ou comando e clique?"

Sobre esta dúvida, eu entendi que você deseja realizar a seguinte ação mostrada na animação abaixo:

Imagem ilustra o VSCode aberto, fundo preto e letras coloridas, está sendo feito uma ação de clicar no caminho de um arquivo, e abrindo ele logo em seguida

Na ação acima, eu aperto CTRL + Botão Esquerdo do Mouse para abrir o arquivo.

Eu já tinha umas extensões instaladas aqui, mas eu acredito que a que faça isso aí, é essa:

• PHP - Essa extensão já traz consigo muitas facilidades no desenvolvimento PHP.

Outra extensão que eu também indico são:

Sobre as extensões de temas do VSCode, não sei se você olhou mas há temas prontos que você pode baixar:

Além de tudo isso, na Alura tem um vídeo sobre VSCode: Dicas e Truques , vale a pena você conferir.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Muito obrigado. Irei olha o que foi acima citado e responderei com melhores apreciações.

Olá Vinícius, eu instalei a extensão do PHP que vc indicou para abrir com um clique, mas, não sei se tem algo a ver com a versão, ele abriu como janela "sobreposta" Imagem print do trecho de exibição sobreposta

Não sei se tem algum setup para abrir a nova janela, mas já é uma mão na roda abrir assim, pois muitas vezes só quero checar se está ligando ou se o nome da função está certa.

Acho que isto está acontecendo porque você tem muitas referências para este arquivo: metaseobase.php, vamos fazer um teste, abra as configurações do VSCode e procure por peek, que significa "espiar" em português. E desmarque a caixa: "Controla se o gesto do mouse ir para definição sempre abre o widget de espiada". Conforme mostra a figura abaixo:

Tela de configuração do VsCode, com fundo escuro. Na tela há primeiro um foco na caixa de busca com a palavra "peek", e logo abaixo mostra os resultados encontrados, um dos resultados encontrados é o segundo foco na imagem é a opção: "Controla se o gesto do mouse ir para definição sempre abre o widget de espiada"Acho que realizando esta configuração irá funcionar. Se não funcionar, na imagem acima é possível ver opções como "Multiple Declarations", e está selecionado peek, altere para goto.

Espero ter ajudado :)

Olá Vinicius, muito bom esta troca com você.

#NOVO PROBLEMA Não sei se fiz algo errado, mas a função de CTRL no PHP só funciona se o comando for um include se usar o ( )

include 'caminho do arquivo'; | Funciona

include('caminho do arquivo'); | não funciona

#Peek Como está antes de abri o setup Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Não funcionou: Desativando o Gesto continua;

Mutiple para goto continua;

Intercalando o setup acima, também nada...

Tem alguma forma de dizer pro peek não ler determinada pasta?

Tenho projetos com uma pasta reservada para backup, assim como se exclui o tipo de arquivo que o gerenciador de FTP não vai funcionar.

solução!

Olá, Alexandre. Tudo bem?

Para resolver o problema do:

include('caminho do arquivo'); | não funciona

Eu consegui resolver baixando a seguinte extensão: Open file From Path.

Obs: Você usa a tecla de atalho ALT+D para acessar o arquivo. (Tentei alterar para o CTRL + CLICK, mas pelo que eu entendi o VSCode não permite que o "CLICK" seja usado)

Sobre os multiplos go to, acredito que não há como retirar, pois pelo que eu percebi em seu projeto há muitas referências, e você precisa dizer para qual refência você gostaria de ir.

Além disso, gostaria de aproveitar a oportunidade e te convidar para o Discord de alunos e alunas, onde você pode estar interagindo e criando networking com outras pessoas que estudam aqui na Alura, compartilhando conhecimento e trocando experiências.

Segue abaixo um link de convite para o Discord e o link de um vídeo ensinando como usá-lo.

Abraços. Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Fecho! Agora sim... Ficou redondinho. Obrigado