1
resposta

[Dúvida] um raciocinio meio doido

se eu instalo um programa 32bits no meu pc que tem um processador 64 bits, o programa vai funcionar normalmente... porem, se o de 64 nao cabe no de 32 por ser maior e n ter espaço pra ele, se eu escolher instalar um programa versao 32 bits no pc com 64 bits, isso significa que ele vai usar menos memoria? tipo... vai sobrar espaço?

pq assim... se ele foi feito pra 32, ele foi feito pra usar no maximo 4gb de memoria... entao se eu instalo um programa versao 32bits ele vai ser mais leve que a versao 64 bits???

1 resposta

Oi, Mariana! Tudo bem?

Ao instalar um programa de 32 bits em um sistema operacional de 64 bits, o programa vai funcionar normalmente pois os sistemas operacionais de 64 bits são retrocompatíveis, ou seja, eles conseguem executar programas de 32 bits sem problemas.

Em relação a memória, é importante entender que o fato do programa ser de 32 bits não significa necessariamente que ele vai usar menos memória, pois o que determina o uso de memória é o próprio design do programa, suas funcionalidades e como ele foi programado para gerenciar os recursos do sistema.

O que ocorre é que um programa de 32 bits tem uma limitação de até 4GB de memória para usar, o que não quer dizer que ele vai usar todo esse espaço, mas sim que ele não consegue usar mais do que isso, mesmo que haja mais memória disponível no sistema.

Já um programa de 64 bits não tem essa limitação, podendo usar muito mais memória se necessário e disponível. Porém, isso não significa que ele vai usar mais memória apenas por ser de 64 bits, ele vai usar a quantidade de memória que for necessária para realizar suas funções.

Logo, em resumo, a versão de 32 bits de um programa não é necessariamente mais "leve" que a versão de 64 bits, o que pode ocorrer é que a versão de 64 bits pode ser capaz de realizar tarefas mais pesadas ou complexas que exigem mais memória, se comparada à versão de 32 bits.

Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software