16
respostas

[Dúvida] Tentei inserir a animação no personagem, mas movimenta mas sem a animação

olá segui todos os passos , para adiconar a animação no animator, fui em "Project > Assets > Modelos 3D > Personagens > Animacoes" fui no primeiro modelo "Animacoes", em "Assets"; em "Inspector"; ativei "Import Animation"; depois fui em "Apply", para aplicar.

Depois em Animations" de Animacoes.fbx, fui na parte de "Clips", para selecionar as marcações do Idle, andar e correr conforme descrito na aula e deixei marcado a opção loop time, para garantir que a cada atualização o movimento irá se repetir se acionado.

Depois selecionei "Jogador", em "Hierarchy", adicionei o componente Animator.Logo em seguida Arrastei "AnimacoesAvatar", localizado em "Project > Assets > Modelos 3D > Personagens > Animacoes", para o campo de "Avatar", em "Inspector".

Após dar play, o personagem se move, porém continua sem animação. Ou a aula está desatualizada ou tem algo estranho, porque revisei tudo e esta marcado conforme as orientações da aula, tentei enviar o print das telas, mas não sei se deu certo, pois mesmo anexando as imagens,por algum motivo acho que não está inserindo, se tiver um email ou whatsapp envio, pq por aqui acho que não vai, tentei anexar espero que tenha anexado.

etapas verificadas: 1verifiquei se a opção "Import Animation" está marcada corretamente. 2depois Certifiquei de que o componente Animator esteja anexado ao objeto "Jogador" no Hierarchy. Em seguida, arraste o objeto "AnimacoesAvatar" (localizado em "Project > Assets > Modelos 3D > Personagens > Animacoes") para o campo "Avatar" do componente Animator no Inspecto. 3 Verifiquei se os clips de animação (Idle, andar e correr) estão corretamente atribuídos aos estados correspondentes e se as transições entre os estados estão configuradas corretamente,deixei marcado a opção loop time e apliquei. 4 pressionei Play, verifiquei se há algum erro sendo exibido no Console da Unity, nada, o personagem movimenta-se, mas continua sem as animações, ou seja é como senão tivesse adicionado as animações conforme a aula mostra.

16 respostas

Oi, Rafael, tudo bem?

Tenta voltar o avatar do jogador mesmo do Modelo3D usado e veja se isso soluciona o problema.

Bem observei que no Animator do video a opção Controller está preenchida com jogador, mas no video não mostra como foi feito o controller da animação, ou seja, acredito que esteja incompleto a aula, ou há uma aula mais a frente mostrando como fazer o controller, no meu estava noneo controller, mesmo escolhendo as opções jogador ou PalyerAinController não funciona.

Como você criou o Animator? Porque ele é criado automaticamente quando jogamos a animação na personagem, já nasce um Animator com Controller. Mas você criar ele manualmente clicando com botão direito na parte de Assets e arrastar a animação pra ele, como no próximo vídeo.

O personagem homem sobrevivente não funciona a animação, ou teria uma outra forma de fazer a animação funcionar

Só nele? Consegue mandar uma foto do Animator?

Por que o controller jogador é criado sozinho, porém não estava selecionado, porém quando seleciona a animação continua sem funcionar e mesmo adicionando manualmente no animator, evendo as propriedade de transição quando faço o make transition não funcionam

Infelizmente sempre que tento inserir uma imagem ou fazer um upload da imagem não adiciona

quando clico 2x na seta de transição do idle para correr e façoo preview se estiver selecionado com o unity model é possivel ver o personagem da unity realizando as animações no preview, porém quando ponho auto que aparece o personagem que é o "Homem sobrevivente" dou play o personagem fica estático

Acredito que o personagem que escolhi deve estar com problema na animação

os personagens são só o modelo 3D, se funciona em 1 funcionaria em todos, funciona em algum?

tenta mandar a foto pelo celular ou algum outro dispositivo, você também pode fazer um .zip do projeto e subir num google drive ou algo assim que posso dar uma olhada

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade ) esta ai a imagem )

Manda uma com o jogador selecionado pra gente dar uma olhada no Inspector

estou tentando anexar ate pelo celular mas esse ambiente de vcs não anexa, parece q funciona com a lua.

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

mesmo pelo script tb não funcionou

using System.Collections; using System.Collections.Generic; using UnityEngine;

public class ControlarMovJogador : MonoBehaviour { public float velocidade = 2f; //variável Velocidade do movimento do personagem

public Animator animator;

// Start is called before the first frame update
void Start()
{

}

// Update is called once per frame
void Update()
{
    float eixoX = Input.GetAxis("Horizontal");
    float eixoZ = Input.GetAxis("Vertical");

Vector3 direcao = new Vector3(eixoX, 0, eixoZ);

transform.Translate(direcao * velocidade * Time.deltaTime);

if(direcao != Vector3.zero)
    {
        GetComponent<Animator>().SetBool("Movendo", true);    
    }
    else
    {
        GetComponent<Animator>().SetBool("Movendo", false);
    }
}

}

Beleza, tenta trocar o avatar Animator do jogador no Inspector pro Modelo3DAvatar ou JogadorAvatar (não lembro certinho o nome)