1
resposta

duvida sobre objetos

na aula temos o exemplo de um banco com seu cliente e tal, mas a minha duvida é, para cada cliente é feito um objeto ou em um único objeto podemos ter vários clientes diferentes? fazer novos objetos para novos cliente não me parece algo prático mas tmb n sei se é possível ter vários clientes, cada um com seus dados respectivos dados. Seria feito um array para cada item dessa forma?

const clientes { nome = [pedro, joao, alice] idade = [25, 40, 32] }

1 resposta

Olá, João

Nesse caso, parece estranho mas para cada cliente é gerado um objeto. Quando inserido no contexto de uma aplicação, é através deste objeto que podemos fazer, por exemplo, operações de banco, como salvar os dados de um cliente; além disso, um objeto pode ter funções atreladas a ele (os chamados métodos) que podem trabalhar com as propriedades dele - por exemplo, uma função que altere a propriedade nome de um objeto teria sua lógica bem mais complicada se tivesse que percorrer um array para localizar um cliente (e de que forma isso aconteceria?).

Na real a sua solução é parecida com uma lista de clientes "real", porém está invertida. A forma que trabalhamos é mais parecida com isso:

const clientes = [
    {
        nome: "pedro",
        idade: 25
    },
    {
        nome: "João",
        idade: 40
    },
    { 
        nome: "alice",
        idade: 32
    }
]

Os próximos cursos, de orientação a objetos e depois os cursos de desenvolvimento de APIs, vão te ajudar a praticar mais com essa questão.

Espero ter ajudado! Bons estudos ;)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software