Olá, Alguém sabe me dizer o motivo da função colidiu não precisar ser chamada em draw e a incluiPontos precisar?
Obrigada!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Alguém sabe me dizer o motivo da função colidiu não precisar ser chamada em draw e a incluiPontos precisar?
Obrigada!
OLá Samyra, tudo bem?
A função colidiu é definida como uma condição que verifica se dois objetos se sobrepõem em um plano 2D. Já A função incluiPontos é definida como uma ação que adiciona pontos ao placar quando há colisão. A função/function draw é chamada a cada quadro por segundo para atualizar o desenho na tela. Portanto, a função colidiu não precisa ser chamada em draw porque ela só precisa ser verificada quando um objeto se move, enquanto a função incluiPontos precisa ser chamada em draw para mostrar os pontos sendo atualizados na tela, e essa atualização precisa ser constante, além de que não precisamos chamar a função colidiu na function draw em p5.js porque essa função é chamada dentro da função verificaColisao, que por sua vez é chamada em draw.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estarei à disposição! Bons estudos!
Sucesso
Um grande abraço e até mais!
Olá!! Adoro boas perguntas!!!!!!!!! então:
"A função/function draw é chamada a cada quadro por segundo para atualizar o desenho na tela.
Portanto, a função colidiu não precisa ser chamada em draw porque ela só precisa ser verificada quando um objeto se move,
enquanto a função incluiPontos precisa ser chamada em draw para mostrar os pontos sendo atualizados na tela, e essa atualização precisa ser constante"
Então Victor, isso se resume a frame, quer dizer, que tem mais movimento, usa draw? Porque pra mim, as raquetes e a bolinha tem muito mais atualização de tela do que o placar. Confesso que fiquei um bocado confuso.
Olá Romeu, tudo bem?
A função draw() é uma função chamada automaticamente a cada quadro por segundo, ou seja, suponhamos que o placar mesmo estando 0x0 sem muitas alterações, é importante que o mesmo seja apresentado a cada frame, mesmo que o placar fique 0x0 por muito tempo, da mesma forma que a vaquinha atravessando as ruas loucamente precisa ser mostrada a cada frame, mas mesmo que não mexemos em nenhuma tecla a mesma precisa está sendo renderizada constantemente, a função colidiu() como exemplificada para a Samyra, ela não é necessária ser chamada a "todo tempo", caso seja o ator simplesmente não se move, pois a cada frame a função é executada e o yAtor = 366 retornando para a posição inicial, tornando o jogo não jogável, caso a função seja executada a cada frame.
Portanto, não se resume a frame no sentido alterações visuais, e sim a necessidade de uma alta execução na função, algumas precisam e outras funções não precisam/podem, ser executadas dessa forma.
Espero ter ajudado a clarear mais a minha explicação para a Samyra, e que ela possa lhe ajudar, adoro sua participação aqui no fórum, meus parabéns!
Um grande abraço e até um próximo tópico!
Amei a explicação! Muito obrigada mesmo.
Oi Victor !!! Demorei mas não esqueci não. Tive que deixar pra um momento insight , para transcrever sua respostar, e observar os pontos, para assimilar melhor .rsss Já percebi a ideia, e andei a pesquisar também. E agradeço a resposta, realmente, como disse a Samyra, ajudou bastante!!! E a medida que o conhecimento se expande, torna mais fácil perceber! E também fico grato pelo elogio, como administrador, sempre trabalhei dando suporte para equipes, e agora que quero tentar uma transição de carreira, ajudar o pessoal na medida do possível, traz muita satisfação!! Mais uma vez obrigado!! E bons estudos pra todos nós!!