Gostaria de saber se ha livros, documentário e coisas do gênero que poderiam me recemendar, para que eu possa me aprodundar mais no conteúde de redes.
Gostaria de saber se ha livros, documentário e coisas do gênero que poderiam me recemendar, para que eu possa me aprodundar mais no conteúde de redes.
Olá, Gabriel!
Que ótimo que você está buscando se aprofundar no tema de redes. É um conhecimento fundamental e a base para a maioria das áreas de tecnologia, incluindo DevOps, que é uma das minhas áreas de interesse.
Aqui estão algumas recomendações de conteúdos que me ajudaram bastante:
Livros:
"Redes de Computadores e a Internet" de Kurose e Ross: Este é um clássico. É um livro didático e abrangente que cobre todos os fundamentos, das camadas de rede aos protocolos mais complexos. A forma como ele aborda a arquitetura da Internet é excelente.
"TCP/IP Illustrated, Vol. 1: The Protocols" de W. Richard Stevens: Este livro é mais técnico, mas é a bíblia para quem quer entender os protocolos TCP/IP a fundo. Se você quer saber exatamente como as coisas funcionam "por baixo do capô", este é o livro.
Conteúdo online e prático:
Roadmaps de DevOps e SRE: Muitos roadmaps para as carreiras de DevOps e SRE (Site Reliability Engineering) têm uma seção dedicada a redes. Eles geralmente sugerem tópicos como DNS, balanceamento de carga, proxies reversos (como Nginx e HAProxy), e como esses conceitos se aplicam em ambientes de nuvem (AWS, GCP, Azure). Você pode encontrar esses roadmaps no GitHub.
Packet Tracer da Cisco: É um simulador de redes da Cisco gratuito. Ele permite que você monte topologias de rede, configure roteadores, switches e veja como os pacotes de dados se movem. É uma forma muito prática de aplicar o conhecimento teórico.
Wireshark: É uma ferramenta de análise de protocolo de rede. É como um "óculos de raio-X" para o tráfego da sua rede. Com ele, você pode capturar e inspecionar pacotes para ver o que realmente está acontecendo. É uma ferramenta de aprendizado e diagnóstico indispensável.
Documentários e Vídeos:
O importante é combinar a teoria com a prática. Ler os livros e, em seguida, tentar replicar os conceitos no Packet Tracer ou analisar o tráfego com o Wireshark vai fixar o conhecimento de uma forma muito mais eficiente.
Espero que ajude nos seus estudos!