1
resposta

[Dúvida] Recomendações de conteúdo

Gostaria de saber se ha livros, documentário e coisas do gênero que poderiam me recemendar, para que eu possa me aprodundar mais no conteúde de redes.

1 resposta

Olá, Gabriel!

Que ótimo que você está buscando se aprofundar no tema de redes. É um conhecimento fundamental e a base para a maioria das áreas de tecnologia, incluindo DevOps, que é uma das minhas áreas de interesse.

Aqui estão algumas recomendações de conteúdos que me ajudaram bastante:

Livros:

• "Redes de Computadores e a Internet" de Kurose e Ross: Este é um clássico. É um livro didático e abrangente que cobre todos os fundamentos, das camadas de rede aos protocolos mais complexos. A forma como ele aborda a arquitetura da Internet é excelente.

• "TCP/IP Illustrated, Vol. 1: The Protocols" de W. Richard Stevens: Este livro é mais técnico, mas é a bíblia para quem quer entender os protocolos TCP/IP a fundo. Se você quer saber exatamente como as coisas funcionam "por baixo do capô", este é o livro.

Conteúdo online e prático:

• Roadmaps de DevOps e SRE: Muitos roadmaps para as carreiras de DevOps e SRE (Site Reliability Engineering) têm uma seção dedicada a redes. Eles geralmente sugerem tópicos como DNS, balanceamento de carga, proxies reversos (como Nginx e HAProxy), e como esses conceitos se aplicam em ambientes de nuvem (AWS, GCP, Azure). Você pode encontrar esses roadmaps no GitHub.

• Packet Tracer da Cisco: É um simulador de redes da Cisco gratuito. Ele permite que você monte topologias de rede, configure roteadores, switches e veja como os pacotes de dados se movem. É uma forma muito prática de aplicar o conhecimento teórico.

• Wireshark: É uma ferramenta de análise de protocolo de rede. É como um "óculos de raio-X" para o tráfego da sua rede. Com ele, você pode capturar e inspecionar pacotes para ver o que realmente está acontecendo. É uma ferramenta de aprendizado e diagnóstico indispensável.

Documentários e Vídeos:

• "How the Internet Works" (Vários canais no YouTube): Há muitos vídeos didáticos que explicam a internet de forma visual e simples. Canais como Veritasium e Computerphile têm conteúdos ótimos sobre o tema.

O importante é combinar a teoria com a prática. Ler os livros e, em seguida, tentar replicar os conceitos no Packet Tracer ou analisar o tráfego com o Wireshark vai fixar o conhecimento de uma forma muito mais eficiente.

Espero que ajude nos seus estudos!