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[Dúvida] Raquete do oponente duplicada

Ao realizar a função de movimentar a raquete do oponente, a raquete duplicou (uma embaixo da outra). Além disso a raquete inferior não toca o fundo do canvas e a superior ultrapassa.

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solução!

Opa Reginaldo, tudo certo?

Em relação à duplicação das raquetes, poderia por gentileza em enviar o seu projeto completo? Dessa forma posso analisar o seu código na totalidade e simular o problema para ajudá-lo de forma mais assertiva.

Para compartilhar o projeto no P5, siga os passos abaixo:

  • Com o p5 aberto e já logado, clique em File (arquivo)
  • Logo depois em Share(compartilhar)
  • Por fim, copie o terceiro link do "edit".
  • Cole o link na resposta do fórum

Sequências de imagens em formato gif, demonstram o passo a passo de como compartilhar o código pelo p5.js

Para limitar o movimento da raquete do jogador podemos adicionar as seguintes linhas de código na nossa função de movimento:

  if (yRaquete + raqueteAltura > height) {
    yRaquete = height - raqueteAltura
  }
  if (yRaquete < 0) {
    yRaquete = 0
  }

Assim, toda vez que a raquete ultrapassa um pouquinho as bordas superior e inferior, o código automaticamente reposiciona a raquete dentro dos limites, e consequentemente a raquete não sai da tela em momento nenhum. Sendo que:

  • yRaquete + raqueteAltura > height - vai considerar não somente a posição y da raquete como também a sua altura, considerando assim, a ponta da raquete;
  • yRaquete = height - raqueteAltura - posiciona a raquete verticalmente na tela com base na altura da tela e da raquete;

Fico à disposição.

Um bom dia e bons estudos.