Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Otimização da programação

Bom, percebi que quase na metade do projeto da criação do jogo Freeway, começou a ter uma otimização dos códigos, e eu sinceramente estou aprendendo agora o que é os códigos e os seus significados, então eu sinto que acaba que vai ficando mais complicado de acompanhar. A minha pergunta é: O quão é importante, a implementação de aprender a otimizar os nossos códigos desde o inicio?

2 respostas
solução!

Aprender a otimizar código desde o início é muito importante por vários motivos:

1. Melhor desempenho: Otimização de código pode levar a um melhor desempenho do seu programa. Por exemplo, pode reduzir o tempo de execução ou o uso de memória, o que é particularmente importante para programas grandes ou complexos.
  2. Manutenção de código: Código otimizado é frequentemente mais limpo e mais fácil de manter. Isso pode tornar mais fácil para você ou outros desenvolvedores entenderem o código no futuro.
  3. Habilidades de resolução de problemas: A otimização de código envolve muitas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Você terá que entender profundamente o código e o problema que está tentando resolver para identificar áreas onde a otimização é possível.

No entanto, é importante notar que a otimização de código não deve ser a prioridade em todos os casos. Há uma máxima na programação conhecida como "regra de otimização prematura", que basicamente diz que não se deve otimizar a menos que seja necessário. Isso porque a otimização pode muitas vezes tornar o código mais complexo e mais difícil de entender, o que pode ser contraproducente, especialmente para desenvolvedores iniciantes.

É uma boa prática aprender e entender o funcionamento básico do código primeiro e, em seguida, otimizar conforme necessário. A otimização deve ser uma ferramenta em seu kit de ferramentas de programação, mas não a única, nem a primeira, ferramenta que você usa.

Entendi, e especificamente isso que você citou no final me identifiquei, já que estou aprendendo o básico do funcionamentos ainda, para min esse tipo de aprendizado era mas para frente, mas se temos que começar no hard desde o inicio hahah.

Legal entender sobre isso, vou tentar me esforçar mais para acompanhar essas otimizações, obrigado!