Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Dúvida no Ex. 6 da Aula 7 - Executando diferentes ações e o Observer

A resposta do exercício diz quando devemos usar o padrão:

"Quando o acoplamento da nossa classe está crescendo, ou quando temos diversas ações diferentes a serem executadas após um determinado processo, podemos implementar o Observer."

Isso quer dizer que quando eu precisar que apenas uma ação seja executada após determinado processo, que eu não preciso implementar o padrão e apenas implementa-lo quando surgir a necessidade de mais processos?

11 respostas

Olá Douglas! Não sei se entendi bem sua dúvida. O padrão Observer é utilizado quando desejamos diminuir o acoplamento entre duas classes ou outra opção é quando desejamos que alguma regra de negócio seja executado após um outro comportamento. Assim como diz a resposta do exercício.

Se você puder esclarecer mais sua dúvida, pois não compreendi bem, estou aqui para ajudar

Oi Romário, é assim:

Foi explicado para se criar um interface AcaoAposGerarNota e a classe NoteFiscalBuilder tem uma lista destas tarefas para ser executada dentro do método constroi, caracterizando assim o Observer.

Minha dúvida é a seguinte, e se a tarefa a ser executa fosse apenas uma, ainda valeria a pena usar o padrão, ou ele é apenas usado quando se tem mais de um processamento a ser executado?

solução!

Veja Bem Douglas, utilizandi o padrão você diminui o acoplamento entre suqs classes e ficilita s manutenção ou alterações futuras. Porém, o uso ou não de um padrão, depende do contexto ee cabe ao desenvolvedor analisar e decidir se é ou não vantajoso. Exemplo, se o comportamento a ser executado for único e não será necessário altera-lo futuramente, talves a aplicação do padrão de projeto só complicasse seu código. No entanto, como disse, isso é muito relativo e cabe so desenvolvedor analisar. Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Obrigado Romário