Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Dúvida no Ex. 6 da Aula 7 - Executando diferentes ações e o Observer

A resposta do exercício diz quando devemos usar o padrão:

"Quando o acoplamento da nossa classe está crescendo, ou quando temos diversas ações diferentes a serem executadas após um determinado processo, podemos implementar o Observer."

Isso quer dizer que quando eu precisar que apenas uma ação seja executada após determinado processo, que eu não preciso implementar o padrão e apenas implementa-lo quando surgir a necessidade de mais processos?

11 respostas

Olá Douglas! Não sei se entendi bem sua dúvida. O padrão Observer é utilizado quando desejamos diminuir o acoplamento entre duas classes ou outra opção é quando desejamos que alguma regra de negócio seja executado após um outro comportamento. Assim como diz a resposta do exercício.

Se você puder esclarecer mais sua dúvida, pois não compreendi bem, estou aqui para ajudar

Oi Romário, é assim:

Foi explicado para se criar um interface AcaoAposGerarNota e a classe NoteFiscalBuilder tem uma lista destas tarefas para ser executada dentro do método constroi, caracterizando assim o Observer.

Minha dúvida é a seguinte, e se a tarefa a ser executa fosse apenas uma, ainda valeria a pena usar o padrão, ou ele é apenas usado quando se tem mais de um processamento a ser executado?

solução!

Veja Bem Douglas, utilizandi o padrão você diminui o acoplamento entre suqs classes e ficilita s manutenção ou alterações futuras. Porém, o uso ou não de um padrão, depende do contexto ee cabe ao desenvolvedor analisar e decidir se é ou não vantajoso. Exemplo, se o comportamento a ser executado for único e não será necessário altera-lo futuramente, talves a aplicação do padrão de projeto só complicasse seu código. No entanto, como disse, isso é muito relativo e cabe so desenvolvedor analisar. Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Obrigado Romário