Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida no Ex. 5 da Aula 3 - Códigos parecidos e o Template Method

Acrescentar outro padrão onde já se utiliza um padrão pode gerar uma complexidade desnecessária no código ? Quando parece que uma solução já é boa aí você vê a possibilidade de acrescentar um outro padrão isso torna necessária a mudança? Como no exemplo do chain of resposibility do capítulo anterior seria necessário utilizar o template method ou seria mais um complexidade em algo que já estava bem simples?

1 resposta
solução!

Oi Helder, tudo bem? Complexidade de código realmente é uma coisa que devemos evitar, principalmente se for desnecessária. Mas há um porém...

A evolução do software é um determinante, sempre haverão mudanças e como estamos falando de Design Patterns eu poderia comentar a respeito da sua pergunta dessa forma: A combinação de patterns é uma boa estratégia para resolução de problemas caso seja necessária tal combinação, ou seja, caso um determinado padrão já resolva seu problema, não há porque adicionar um "mais" naquele "procedimento".

E fazendo uma observação ao que você mesmo comenta em sua perguta eu diria: A possibilidade de acrecentar um outro padrão onde já tem um não pode ser transformada diretamente em uma necessidade. Você deve sempre analisar, a implementação requer a combinação desses padrões? Caso sim, não tem problemas, caso não, não recomendo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software