Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida no Ex. 3 da Aula 4 - Listando os produtos

Como posso controlar quantos produtos devem aparecer na jsp? Por exemplo tenho 100 produtos e quero apresentar em cada página somente 10 produtos, e quero que o controlador coloque 10 em cada na pagina de detalhe 1 2 3 por exemplo

5 respostas

Oi Giovanni,

Você vai precisar controllar isso no JPA e ficar enviando para a tela as informações de em qual página está para saber qual será a próxima ou anterior.

Não existe um componente que faz isso em Spring diretamente, infelizmente.

Abraço

Oi Paulo,

Aproveitando o tema, não poderíamos fazer o Springframework trabalhar com o JSF? Isso atenderia a necessidade do Giovanni.

Abs.

Oi Rogério,

Sim, é possível fazer o Spring trabalhar com JSF. Porém aí você perde a parte do MVC do spring e ficaria com o MVC do JSF. Tudo é uma questão de escolha.

Você precisa ver se é isso mesmo que deseja. Pois usar JSF apenas pelo componente de paginação (que é em memória, ainda precisaria implementar a paginação em banco), não vejo muita vantagem.

Abraço

Oi Paulo,

Então, o ideal é trabalhar somente com Spring e os recursos do HTML , CSS e JavaScript deixando de lado o JSF? Veja que minha pergunta é mais ampla do que a dúvida do Giovanni. Estou pensando em um projeto grande em que eu tenha muitas páginas com inúmeros componentes sendo utilizados.

Abs.

solução!

Oi Rogério,

Como disse anteriormente, tudo é uma questão de escolha. Você precisa ver qual framework de MVC supri melhor a sua necessidade.

Não existe mal nenhum em você usar JSF, e todos os componentes. Mas verifique se sua decisão irá suprir as necessidades do projeto. O que disse sobre usar 1 componente apenas, seria a ideia de colocar o JSF para usar apenas a paginação do Primefaces por exemplo. Já se for usar tudo do JSF, então pode valer a pena, dependendo do seu tipo de projeto.

Lembre-se que toda escolha tem ganhos e perdas. Usar Spring como framework MVC, trará ganhos e perdas, assim como usar JSF trará ganhos e perdas. Tudo depende da necessidade do projeto.

Você pode dar uma olhada nesse post do Alberto Souza sobre as maiores diferenças entre JavaEE (base para JSF) e Spring Framework de modo geral: http://blog.caelum.com.br/revisitando-a-batalha-spring-x-java-ee-em-detalhes/

Giovanni, se a dúvida ainda persistir, favor informar. Senão, poderia escolher uma resposta para fecharmos o tópico?

Rogério, se quiser podemos levantar ainda mais essa discussão, que por sinal é bem interessante. Apenas para não ficar num local errado, poderia abrir uma nova discussão e me informar nessa aqui o link para ela?

Abraços aos dois, e até logo.