Como posso controlar quantos produtos devem aparecer na jsp? Por exemplo tenho 100 produtos e quero apresentar em cada página somente 10 produtos, e quero que o controlador coloque 10 em cada na pagina de detalhe 1 2 3 por exemplo
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como posso controlar quantos produtos devem aparecer na jsp? Por exemplo tenho 100 produtos e quero apresentar em cada página somente 10 produtos, e quero que o controlador coloque 10 em cada na pagina de detalhe 1 2 3 por exemplo
Oi Giovanni,
Você vai precisar controllar isso no JPA e ficar enviando para a tela as informações de em qual página está para saber qual será a próxima ou anterior.
Não existe um componente que faz isso em Spring diretamente, infelizmente.
Abraço
Oi Paulo,
Aproveitando o tema, não poderíamos fazer o Springframework trabalhar com o JSF? Isso atenderia a necessidade do Giovanni.
Abs.
Oi Rogério,
Sim, é possível fazer o Spring trabalhar com JSF. Porém aí você perde a parte do MVC do spring e ficaria com o MVC do JSF. Tudo é uma questão de escolha.
Você precisa ver se é isso mesmo que deseja. Pois usar JSF apenas pelo componente de paginação (que é em memória, ainda precisaria implementar a paginação em banco), não vejo muita vantagem.
Abraço
Oi Paulo,
Então, o ideal é trabalhar somente com Spring e os recursos do HTML , CSS e JavaScript deixando de lado o JSF? Veja que minha pergunta é mais ampla do que a dúvida do Giovanni. Estou pensando em um projeto grande em que eu tenha muitas páginas com inúmeros componentes sendo utilizados.
Abs.
Oi Rogério,
Como disse anteriormente, tudo é uma questão de escolha. Você precisa ver qual framework de MVC supri melhor a sua necessidade.
Não existe mal nenhum em você usar JSF, e todos os componentes. Mas verifique se sua decisão irá suprir as necessidades do projeto. O que disse sobre usar 1 componente apenas, seria a ideia de colocar o JSF para usar apenas a paginação do Primefaces por exemplo. Já se for usar tudo do JSF, então pode valer a pena, dependendo do seu tipo de projeto.
Lembre-se que toda escolha tem ganhos e perdas. Usar Spring como framework MVC, trará ganhos e perdas, assim como usar JSF trará ganhos e perdas. Tudo depende da necessidade do projeto.
Você pode dar uma olhada nesse post do Alberto Souza sobre as maiores diferenças entre JavaEE (base para JSF) e Spring Framework de modo geral: http://blog.caelum.com.br/revisitando-a-batalha-spring-x-java-ee-em-detalhes/
Giovanni, se a dúvida ainda persistir, favor informar. Senão, poderia escolher uma resposta para fecharmos o tópico?
Rogério, se quiser podemos levantar ainda mais essa discussão, que por sinal é bem interessante. Apenas para não ficar num local errado, poderia abrir uma nova discussão e me informar nessa aqui o link para ela?
Abraços aos dois, e até logo.