1
resposta

[Dúvida] HELP!! DUVIDAS SOBRE OCTETOS E ENDEREÇOS

Bom dia! Confesso que mesmo com toda explicação, ainda me restam muitas dúvidas sobre os endereços e suas classes. O professor comentou brevemente que existia uma "subtração" feita entre a máscara e o IP, para chegarmos na resposta de qual será o endereço da rede, mas confesso que ainda não ficou claro. Como seria feito esse cálculo?

Porque no exemplo da classe A o IP 123.145.3.3 ficou com o endereço de rede 124.0.0.0 e o exemplo da classe B o IP era 135.145.3.3 e o endereço de rede ficou 135.145.0.0?

Vemos que tiveram uma diferenciação do 2º octetos para cada exemplo, como chego nesse resultado final? Teria uma regrinha? Tipo: para Cada classe, preserva-se 1 octeto a mais...

Ex.:Classe A 123.0.0.0 Classe B 135.145.0.0 Classe C 193.168.3.0

Vejo que cada classe, é diminuído as quantidades de "0" nos octetos. Não sei se fui clara, mas gostaria muito de um feedback. Porque estou amando as aulas, mas me perdi nesse contexto dos "octetos e endereços"

Grata!

1 resposta

Olá, Caroline! Entendo que o conceito de endereços IP e suas classes pode parecer um pouco confuso no início, mas vou tentar esclarecer suas dúvidas da melhor forma possível.

Primeiramente, é importante entender que um endereço IP é composto por quatro octetos, que são representados por números de 0 a 255. Cada classe de endereço IP (A, B e C) tem uma forma diferente de distribuir esses octetos entre a identificação da rede e a identificação do host (o dispositivo conectado à rede).

A "subtração" que o professor mencionou é, na verdade, uma operação lógica chamada AND que é realizada entre o endereço IP e a máscara de rede. O resultado dessa operação nos dá o endereço da rede.

Vamos aos exemplos que você citou:

  • No caso da classe A, o primeiro octeto é usado para identificar a rede e os três restantes para identificar os hosts. Então, no exemplo do IP 123.145.3.3, a máscara de rede padrão seria 255.0.0.0. Ao realizar a operação AND entre o IP e a máscara, obtemos o endereço de rede 123.0.0.0.

  • Para a classe B, os dois primeiros octetos são usados para a rede e os dois últimos para os hosts. No exemplo do IP 135.145.3.3, a máscara de rede padrão seria 255.255.0.0. Realizando a operação AND entre o IP e a máscara, obtemos o endereço de rede 135.145.0.0.

  • Finalmente, na classe C, os três primeiros octetos são para a rede e o último para os hosts. No exemplo do IP 193.168.3.3, a máscara de rede padrão seria 255.255.255.0. Realizando a operação AND entre o IP e a máscara, obtemos o endereço de rede 193.168.3.0.

Portanto, você está correta ao observar que para cada classe, preserva-se um octeto a mais para a rede. Isso é determinado pela máscara de rede padrão de cada classe.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software