Olá, Kelly! Entendo sua preocupação e agradeço por compartilhar sua dúvida conosco. =)
Parece que você está lidando com uma questão de percepção. A percepção é algo muito pessoal e, às vezes, pode ser influenciada por vários fatores, incluindo nossas experiências passadas, nossas crenças e até mesmo nosso estado emocional atual.
No texto da aula, é mencionado que "nós, às vezes, não sabemos a diferença entre o que é nossa opinião e qual é a realidade. E, no final, nossa percepção se torna nossa realidade." Isso significa que, às vezes, a maneira como percebemos as coisas pode não ser a maneira como elas realmente são. Isso pode estar acontecendo no seu caso, onde as pessoas estão percebendo suas ações como soberbas ou grosserias, enquanto você acredita estar agindo de maneira empática e tranquila.
Uma sugestão seria tentar se comunicar de forma mais explícita sobre suas intenções ao ajudar os outros. Por exemplo, você pode começar dizendo algo como "Eu realmente quero te ajudar com isso porque me importo com você e quero ver você ter sucesso". Isso pode ajudar a definir o tom de sua interação e esclarecer suas intenções desde o início.
Além disso, você pode tentar pedir feedback direto às pessoas sobre como você pode melhorar sua comunicação. Às vezes, as pessoas têm percepções ou sugestões úteis que podem nos ajudar a entender melhor como estamos sendo percebidos.
Lembre-se, a Comunicação Não Violenta é um processo contínuo de aprendizado e crescimento. Não se preocupe se você não acertar de primeira. O importante é continuar tentando e aprendendo com cada experiência.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Se esta resposta te ajudou, por favor,
marque como solução ✓. Bons estudos.