Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Escutar sem julgar ou criticar, sem discordar e nem concordar.

Eu entendo que o processo de ouvir é muito importante, a escuta ativa é um passo fundamental pra poder compreender o outro e então tomar decisões a respeito, mas em uma situação em que joãozinho esta sendo muito criticado e julgado pelas ações que ele fez ou deixou de fazer, para joãozinho deixar de concordar ou discordar com os julgamentos enquanto escuta é uma tarefa extremamente difícil, aliás só escutar já é difícil, isso só torna o processo mais cansativo e dolorido. Neste caso a saída do joãozinho do ambiente ou a tomada de decisão de se afastar de toda a pressão de forma educada seria uma forma viável ? como joãozinho poderia lidar com essa situação extrema que exige uma incorporação budista na situação?

1 resposta
solução!

Olá, Bruno! Entendo que a situação que você descreveu é bastante desafiadora. A Comunicação Não Violenta (CNV) realmente nos incentiva a escutar sem julgar ou criticar, sem discordar e nem concordar, mas sabemos que isso pode ser muito difícil, especialmente em situações de pressão e crítica.

A CNV não é um manual de regras, mas sim um estado de consciência que ajuda a desenvolver a compaixão. Nesse sentido, a saída de Joãozinho do ambiente ou a decisão de se afastar de toda a pressão de forma educada poderia ser uma opção viável, sim. No entanto, é importante lembrar que cada situação é única e exige uma resposta adequada ao contexto.

Ainda assim, aqui estão algumas sugestões de como Joãozinho poderia lidar com essa situação extrema:

1. Praticar a auto-observação: Joãozinho pode se perguntar por que está reagindo de determinada maneira e o que está sentindo. Isso pode ajudá-lo a entender melhor suas emoções e reações.

2. Expressar suas necessidades de maneira não violenta: Joãozinho pode expressar suas necessidades e sentimentos sem julgar ou criticar os outros. Por exemplo, ele pode dizer algo como: "Estou me sentindo pressionado e gostaria de ter um espaço para expressar meus pontos de vista sem ser julgado".

3. Pedir empatia: Joãozinho pode pedir aos outros que tentem entender sua perspectiva e sentimentos. Isso pode ajudar a criar um ambiente de respeito e compreensão mútua.

4. Praticar a escuta ativa: Mesmo que seja difícil, Joãozinho pode tentar ouvir o que os outros estão dizendo sem concordar ou discordar. Isso pode ajudá-lo a entender melhor suas perspectivas e necessidades.

A CNV é uma prática que exige tempo e paciência para ser incorporada em nossas vidas. É um processo de aprendizado contínuo e é normal encontrar dificuldades ao longo do caminho. Espero ter ajudado e bons estudos!