Nessa aula prática, "03 Pipeline para Dados Complexos Pratica #2", as respostas para as duas perguntas no teste final parece não fazer sentido algum. Podem explicar melhor, por favor?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Nessa aula prática, "03 Pipeline para Dados Complexos Pratica #2", as respostas para as duas perguntas no teste final parece não fazer sentido algum. Podem explicar melhor, por favor?
Olá, Uarles! Como vai?
As alternativas corretas dessas duas questões (as alternativas A nas duas questões) fazem sentido quando entendemos que o objetivo do capítulo é construir um pipeline completo, capaz de lidar com dados complexos para uso em RAG — PDFs, vídeos, textos, feedbacks e outros formatos.
As perguntas pedem pipelines que mantenham qualidade, consistência, padronização, enriquecimento com metadados e preparo para armazenamento vetorial.
Somente as alternativas corretas incluem todas essas etapas essenciais.
Por que a alternativa A é a correta nas duas questões?
1) “Garantindo a qualidade dos dados em tratamentos de relaxamento”
O enunciado exige um pipeline que cuide de:
A alternativa A é a única que reúne todas essas etapas, garantindo que os dados fiquem prontos para personalização dos tratamentos.
As demais alternativas sempre deixam faltar partes importantes, como limpeza, padronização, enriquecimento ou indexação, o que quebra o pipeline.
2) “Otimizando a experiência de bem-estar com pipelines de dados complexos”
Aqui o problema envolve dados multimodais: vídeos, PDFs, áudios e textos.
É necessário um pipeline robusto que trate cada tipo de forma consistente e padronizada.
A alternativa A descreve exatamente isso:
Ou seja, é a única opção que realmente cria um pipeline sólido para um sistema RAG funcional.
As demais alternativas simplificam demais o processo, ignoram etapas essenciais ou focam apenas em um tipo de dado, o que não atende ao enunciado.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.
Abraços e bons estudos!