Olá, Levi! Como vai?
Entendo que você tem uma dúvida sobre o termo "trunk" ou "tronco" em redes e sua relação com o PABX, bem como sobre o DTP e sua especificidade para switches da Cisco. Vamos lá!
Primeiramente, o termo "trunk" ou "tronco" em redes tem um significado semelhante ao que você mencionou no contexto de PABX. No contexto de redes, um "trunk" é um link que carrega o tráfego de várias VLANs entre switches. Assim como no PABX, onde o tronco é a linha que permite a comunicação entre a central e o provedor de telefonia, no contexto de redes, o tronco permite a comunicação entre diferentes VLANs através de um único link físico.
Agora, sobre o DTP (Dynamic Trunking Protocol), ele é um protocolo proprietário da Cisco usado para negociar o encapsulamento e a formação de links de tronco entre switches da Cisco. Portanto, sim, o DTP é específico para switches da Cisco. Ele permite a um switch negociar automaticamente a formação de um link tronco com um switch adjacente (próximo).
Por exemplo, imagine que temos uma universidade com vários departamentos e laboratórios, cada um com suas necessidades específicas de rede. Usando VLANs, seria possível isolar a rede de cada departamento e laboratório, garantindo que o tráfego de dados de cada um seja segmentado de forma adequada. Contudo, todos os departamentos ainda precisam acessar recursos compartilhados, como por exemplo, o uso de serviços de impressão. O protocolo DTP e a correta configuração dos modos de operação das portas dos switches podem nos auxiliar nesta tarefa!
Espero ter ajudado e bons estudos!