Olá, queria saber qual a diferença entre uma list do python e um array de outras linguagens (sei que posso criar um array por meio do NumPy, mas não sei quando é necessário)
Olá, queria saber qual a diferença entre uma list do python e um array de outras linguagens (sei que posso criar um array por meio do NumPy, mas não sei quando é necessário)
Olá, Renato!
A sua pergunta é muito pertinente, pois realmente pode haver uma certa confusão entre esses dois conceitos.
Em Python, a estrutura de dados padrão para armazenar uma coleção de itens é a lista (list). Ela é muito flexível e fácil de usar. Você pode armazenar diferentes tipos de dados (como inteiros, strings, objetos, etc) em uma única lista e modificar essa lista como quiser (adicionar, remover ou alterar elementos).
Por exemplo:
minha_lista = ['Olá', 123, 'mundo', 456]
minha_lista.append('Python')
print(minha_lista)
# Saída: ['Olá', 123, 'mundo', 456, 'Python']
Por outro lado, um array é uma estrutura de dados que também armazena uma coleção de itens, mas é mais restrito. Em muitas linguagens de programação (como Java e C), os arrays são usados em vez de listas e você precisa especificar o tipo de dados que o array irá armazenar e o número de elementos que ele terá no momento da criação.
Agora, em Python, a biblioteca NumPy oferece um tipo de dados chamado numpy.array que é semelhante a um array em outras linguagens. Ele é muito útil para operações matemáticas e científicas, pois é otimizado para operações vetorizadas e matriciais.
Por exemplo:
import numpy as np
meu_array = np.array([1, 2, 3, 4, 5])
meu_array = meu_array * 2
print(meu_array)
# Saída: array([2, 4, 6, 8, 10])
Em resumo, se você estiver fazendo operações gerais de manipulação de dados e não precisar de operações matemáticas pesadas, as listas do Python serão suficientes. No entanto, se você estiver trabalhando com matemática, ciência de dados, aprendizado de máquina ou qualquer outra área que exija operações matemáticas intensivas, os arrays NumPy serão uma melhor escolha.
Espero ter ajudado e bons estudos!