Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Desenvolvimento de aplicações Desktop.

Olá pessoal. Beleza? Atualmente estou estudando e formando minha careira como fullstack, tenho foco principal em PHP, que gosto muito, porém uma coisa que me faz falta nessa linguagem é o desenvolvimento Desktop, sei que existe o PHP/TKUI, mas ainda não é a experiência que busco e não sei se já é estável. Quando comecei a estudar programação, no desenvolvimento desktop eu aprendi a usar:

• Delphi/Lazarus
  • Visual Basic
  • C#

Como anda o mercado hoje? Consigo fazer algo legal com o Electron? Java ainda é válido para Desktop?

Desde já, grato por sua atenção.

2 respostas
solução!

Olá, Gabriel! Como vai?

Sua dúvida é muito relevante, principalmente considerando a velocidade com que as tecnologias vêm evoluindo.

Em relação ao PHP para desenvolvimento desktop, realmente, a experiência não é a mesma que com outras linguagens mais voltadas para essa finalidade. O PHP/TKUI, como você mencionou, é uma opção, mas pode não oferecer todas as funcionalidades que você espera.

Quanto ao mercado atual, ainda há uma demanda considerável para aplicações desktop, embora muitas empresas estejam migrando para soluções web e mobile. As linguagens que você mencionou, como Delphi, Visual Basic e C#, ainda são amplamente utilizadas, principalmente em sistemas legados.

O Electron é uma excelente ferramenta para desenvolvimento de aplicações desktop. Ele permite que você desenvolva aplicações desktop com tecnologias web (JavaScript, HTML e CSS), o que pode ser uma grande vantagem se você já tem experiência com essas tecnologias. Além disso, o Electron tem uma comunidade ativa e muitos recursos disponíveis, o que pode facilitar seu aprendizado e desenvolvimento.

Java, por sua vez, ainda é muito válido para o desenvolvimento de aplicações desktop, especialmente em ambientes corporativos. A API Swing, por exemplo, é bastante utilizada para a criação de interfaces gráficas. Além disso, o Java oferece a vantagem da portabilidade, permitindo que a mesma aplicação seja executada em diferentes sistemas operacionais.

No fim das contas, a escolha da linguagem ou ferramenta depende muito do que você deseja alcançar com sua aplicação, do ambiente em que ela será executada e, claro, de suas preferências pessoais e habilidades.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Me ajudou bastante, muito obrigado. Eu só fico na baita dúvida realmente do que seguir, se vale eu ir para o Node.js e seguir com o Electron ou partir para o Java mesmo. Ando buscando soluções open-source, gostava muito do Delphi, mas a licença não me ajuda muito, até por isso mesmo tinha buscado o Lazarus como alternativa.

Muito obrigado por sua disponibilidade.