Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Desafio: hora da prática

Boa tarde,

Gostaria de saber por quê quando eu faço como sugerido no GitHub nas linhas 9 e 10 dão aqueles 4 erros e quando eu tiro o 'let' ele corrige e da certo?

let nome = prompt ('Digite seu nome'); let idade = prompt ('Digite sua idade');

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Oi, João! Tudo bem?

O problema está ocorrendo devido à tentativa de redeclaração das variáveis apontadas com o mesmo nome dentro do escopo, ou seja, estamos declarando as variáveis nome e idade duas vezes.

No JavaScript, quando usamos a palavra-chave let para declarar uma variável, ela não pode ser redeclarada no mesmo escopo, porém, podemos observar que na primeira imagem, tentamos redeclarar as variáveis nome e idade que já haviam sido declaradas anteriormente no código. Por isso, o erro "Cannot redeclare block-scoped variable 'nome'" é exibido.

Já na segunda imagem, ao remover o let das linhas 9 e 10, estamos na verdade atualizando os valores das variáveis nome e idade que já foram declaradas, e não tentando redeclarar, o que é permitido e é a maneira correta de alterar o valor de variáveis já existentes.

Portanto, sempre que quisermos atualizar o valor de uma variável já declarada, devemos usar o nome da variável sem a palavra-chave let, evitando o erro de redeclaração e permite que o código funcione como esperado.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓