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Dúvida conceitual sobre GetAxis

Bom dia, fiquei em uma. No GetAxis, usa-se o "Horizontal" e "Vertical", porém não seria um nome inapropriado? Mover para frente e para trás, direita ou esquerda, as quatro direções são do eixo horizontal, vertical seria subir e descer, não?

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solução!

Olá, tudo bem?

Pense nos axis como um joystick se você quer mover algo para o lado movemos o joystick na Horizontal e no caso do nosso jogo nós podemos mover ele na Vertical para mover a personagem para frente e para trás. Eles não são baseados no movimento do jogo e sim no input que demos para a Unity que foi na Vertical.

Nós não costumamos mexer personagens em 3 eixos ou fazemos implementações "simples" em um dos eixos (como pulo e gravidade) a Unity implementa dois por padrão e como uma convenção, não uma regra, nós usamos os eixos de movimento nas que seriam as principais movimentações do nosso jogo, que no caso são para frente e para os lados nossa implementação que abstraiu o Vertical para mover para a frente.

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