Bom dia, fiquei em uma. No GetAxis, usa-se o "Horizontal" e "Vertical", porém não seria um nome inapropriado? Mover para frente e para trás, direita ou esquerda, as quatro direções são do eixo horizontal, vertical seria subir e descer, não?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, fiquei em uma. No GetAxis, usa-se o "Horizontal" e "Vertical", porém não seria um nome inapropriado? Mover para frente e para trás, direita ou esquerda, as quatro direções são do eixo horizontal, vertical seria subir e descer, não?
Olá, tudo bem?
Pense nos axis como um joystick se você quer mover algo para o lado movemos o joystick na Horizontal e no caso do nosso jogo nós podemos mover ele na Vertical para mover a personagem para frente e para trás. Eles não são baseados no movimento do jogo e sim no input que demos para a Unity que foi na Vertical.
Nós não costumamos mexer personagens em 3 eixos ou fazemos implementações "simples" em um dos eixos (como pulo e gravidade) a Unity implementa dois por padrão e como uma convenção, não uma regra, nós usamos os eixos de movimento nas que seriam as principais movimentações do nosso jogo, que no caso são para frente e para os lados nossa implementação que abstraiu o Vertical para mover para a frente.