Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] COMO TRANSFORMAR MEU PROGRAMA EM EXECUTAVEL

Eu criei um projeto em python e não sei como transformar ele em um executavel.

2 respostas
solução!

Bom dia Ivan. Existem algumas formas diferentes para fazer isso. Uma bem simples é usando o pyinstaller:

No Windows, abra o Terminal e digite:

pip install pyinstaller

Depois, vá até o local onde está o nomeDoArquivo.py que você quer buildar, e digite no Terminal:

pyinstaller nomeDoArquivo.py --onefile

Pronto. O executável está dentro da pasta dist, que foi gerada dentro da pasta onde está o nomeDoArquivo.py

Olá, Ivan!

Entendo a sua dúvida, e é realmente útil transformar seu projeto Python em um executável para facilitar a distribuição para usuários que não possuem o Python instalado.

Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é usando a biblioteca PyInstaller. Aqui está um exemplo passo a passo de como você pode fazer isso:

1. Primeiro, você precisa instalar o PyInstaller. Você pode fazer isso usando pip, que é o instalador de pacotes do Python. Abra o terminal e digite:
pip install pyinstaller
  1. Depois de instalar o PyInstaller, navegue até a pasta do seu projeto usando o terminal. Digamos que seu projeto esteja na pasta "MeuProjeto" no desktop. Você faria isso:
cd Desktop/MeuProjeto
  1. Agora você pode usar o PyInstaller para transformar seu script em um executável. Digamos que seu script seja chamado "meu_script.py". Você faria isso:
pyinstaller --onefile meu_script.py

O argumento "--onefile" é usado para empacotar tudo em um único arquivo executável.

1. O PyInstaller agora criará uma pasta chamada "dist" no diretório do seu projeto. Dentro dessa pasta, você encontrará seu arquivo executável.

Lembre-se que este é um exemplo genérico, e dependendo da complexidade do seu projeto, pode ser necessário incluir outros arquivos ou dependências no seu executável.

Espero ter ajudado e bons estudos!