Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como fazer o código ser compatível com o Firefox

Durante a atividade 14 (HTML e CSS: reponsividade com mobile-first, cápitulo 03), na aula em que é mostrado a construção da seção de contato e do footer. Em relação a construção da seção de contato, quando insiro o input email e, no placeholder, uma imagem (Email.svg) para ficar no lado esquerdo do texto, no Google Chrome, a estratégia de usar o padding-left para afastar o texto "Cadastre seu email" da imagem deu certo, mas no Firefox, por algum motivo, o padding-left não surte efeito, assim como ilustram as imagens abaixo:

1. Imagem da seção contato no Firefox: Imagem da seção contato no Firefox
  2. Imagem da seção contato no Google Chrome: Imagem da seção contato no Google Chrome

Código: contato.css

.contato {
    background-color: var(--branco);
    padding: 1em;
}

.contato__titulo,
.contato__texto {
    background: var(--azul-degrade);
    -webkit-background-clip: text;
    -webkit-text-fill-color: transparent;
    background-clip: text;
}

.contato__titulo {
    font-size: 18px;
    font-weight: 500;
}

.contato__texto {
    font-weight: 300;
    margin: 1em 0;
}

.contato__email {
    padding: 1em;
    border: 1px solid var(--azul);
    border-radius: 24px;
    width: 90%;
    color: var(--azul);
}

.contato__email::placeholder {
    font-family: var(--fonte-principal);
    background: url("../img/Email.svg") no-repeat;
    padding-left: 2.0em;
}

Para "contornar" esse comportamento utilizei as propriedades background-position: 1em; e text-align: center; mas gostaria de saber se teria uma solução melhor, sem afetar o layout?

Desde já agradeço a ajuda.

2 respostas
solução!

Fala, Otavio! Tudo bom com você?

Eu dei uma pesquisada aqui e parece que o placeholder no Firefox não é afetado pelo padding, por isso não estava funcionando antes, e é preciso realmente fazer uso do background-position mesmo. Eu vi numa mesma pergunta aqui do fórum que uma solução pra esse problema seria fazer dessa forma aqui:

.contato__email::placeholder {
    font-family: var(--fonte-principal);
    background: url("../img/Email.svg") no-repeat;
    background-position: 5px center;
    padding-left: 3em;
}
.contato__email:placeholder-shown {
    padding-left: 2em;
}

Eu vi nesse link aqui: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-padding-de-placeholder-direferente-em-mozilla-firefox-vs-chrome-232769.

Pelo que eu vi, esse 'placeholder-shown' é apenas uma forma de selecionar o elemento que possui algum placeholder visível, então, na prática, seria como se colocasse um padding-left de 2em na classe '.contato__email'.

Espero ter ajudado, bons estudos e abraços!

Opa Iury! Obrigado pela resposta. Não sabia desta questão do placeholder no Firefox. Agradeço também por ter compartilhado o link de onde retirou a resposta.

Vlw pela ajuda, abraços! Feliz ano novo!