Acho que faltou uma certa acessibilidade no curso, por exemplo, na parte das 7 interpretações da mesma frase, uma forma acessível e assertiva de falar sobre esse assunto seria explicar cada significado, porém a professora explicou duas formas e o resto "deixou para adivinhar", isso não é ser acessível e nem assertivo. Para pessoas autistas (como eu) de grau mais elevado, isso fica mais complicado ainda, pois não possuímos a capacidade de entender o que o outro quer dizer, apenas o que é dito, e a definição de comunicação é assertiva é "capacidade de qualquer indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão", e essa aula não foi de fácil e direta compreensão, e até mesmo pessoas que aprendem melhor ouvindo ao invés de lendo, podem enfrentar dificuldade nessa parte. Há outras aulas onde o conteúdo deixa a entender que a assertividade não é acessível, como por exemplo a necessidade de contato visual e linguagem corporal, novamente são coisas que pessoas autistas podem vir a não ter, eu por exemplo não possuo linguagem corporal e nem consigo fazer contato visual, e até mesmo pessoas com outras deficiências podem vir a ter dificuldades com essas questões, mostrando então que o curso não espera que pessoas com deficiência possam estar interessados no conteúdo, já que em nenhum momento o curso valida a forma de comunicação assertiva em si, ele valida a comunicação corporativa.
Como a assertividade poderia ser trabalhada de forma acessível a PCDs? Isso é um tópico que acredito que deveria ser abordado, ou então, a assertividade seria apenas para pessoas sem deficiências e neurotipicas.