Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
22
respostas

Duvida

Boa noite, uma duvida, no vídeo do curso tem que fazer algumas configurações uma delas é clicar em arquivos no host network manager, mas no meu não aparece essa opção, e nem mesmo com o atalho ctrl H , não sei como resolver.

22 respostas

Olá, Nicolas!

Entendo a sua frustração ao não encontrar a opção "Host Network Manager" no VirtualBox. Isso pode acontecer por algumas razões. Vamos tentar algumas soluções práticas para resolver esse problema:

1. Verifique a versão do VirtualBox: Certifique-se de que você está usando uma versão recente do VirtualBox, pois algumas opções podem ter sido movidas ou renomeadas em versões mais antigas.

2. Reinstale o VirtualBox: Às vezes, uma instalação pode estar corrompida. Tente desinstalar e reinstalar o VirtualBox, garantindo que todas as opções de rede sejam instaladas corretamente durante o processo.

3. Verifique as permissões: Certifique-se de que você está executando o VirtualBox com permissões de administrador, pois algumas opções podem não estar disponíveis para usuários sem privilégios administrativos.

4. Menu de Arquivo: No VirtualBox, vá até o menu "Arquivo" na barra superior e procure por "Gerenciador de Redes do Hospedeiro". Se ainda não aparecer, pode ser necessário verificar se todos os componentes de rede do VirtualBox foram instalados corretamente.

5. Configurações de Rede: Verifique se as configurações de rede do seu sistema operacional estão permitindo que o VirtualBox crie interfaces de rede. Isso pode ser feito nas configurações de rede do seu sistema operacional.

Bons estudos!

Boa noite,

• ainda continuo com esse problema;
  • ao clicar em arquivos era pra aparecer host network manager, mas essa opção não aparece,
  • já tentei essas 5 opções e nada deu certo,
  • já reinstalei o VirtualBox inúmeras vezes, sempre abro como administrador, desativei o Antivírus,
  • tentei criar uma maquina virtual no VirtualBox,
  • tentei criar um novo usuario no windows,
  • já instalei o pacote de extensão, e não deu certo,
  • verifiquei o pacote de extensão do VirtualBox (USB),
  • já tentei instalar um driver pelo gerenciador de dispositivo, tambem não deu certo, já tentei pelo netadp6,
  • desinstalei o virtualbox e reinstalei novamente, no inico da instalação do virtualbox tem a opção personalizada (custom), cliquei tambem nao deu certo,
  • abri o suporte de rede para ver se o Host NetWork Manager estava lá, não deu certo, eu abri o explorador de arquivos, para ver o endereço, não deu certo, tentei adicionar e editar a variável path, não funcionou,
  • como você pode ver nada do que eu fiz está funcionando,
  • ao clicar em arquivos só aparece o seguinte;
  • preferencias,
  • importar appliance,
  • exportar appliance,
  • ferramentas,
  • verificar por atualizações (H),
  • redefinir todos os avisos,
  • sair(q), já tentei de tudo, eu realmente não sei mais o que fazer, conto com o suporte de vocês, muito obrigado.

Boa tarde, Nicolas! Obrigada por aguardar um retorno.

A interface do VirtualBox passou por algumas mudanças recentes, então é normal que ela esteja um pouco diferente do que é mostrado no vídeo. Para acessar a opção Host Network Manager (ou Gerenciador de Rede), siga este caminho no menu:ArquivoFerramentasGerenciador de Rede, como na imagem abaixo:

Caminho até o Gerenciador de Rede

Ao abrir essa opção, você poderá realizar as configurações mostradas na aula — como criar uma nova rede, configurar o adaptador, e ativar ou desativar o servidor DHCP:

Configurações de rede no VirtualBox

Essa configuração é importante para permitir que as máquinas virtuais se comuniquem entre si e com o host de forma mais controlada. Isso é importante nos testes de rede e segurança, principalmente quando configuramos firewalls ou outras ferramentas que simulam um ambiente real. Feito isso, você já consegue seguir com a aula a partir do minuto 12:27, onde essas configurações começam a ser aplicadas na prática.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Boa noite Nadia, o problema ainda insiste, ao clicar em arquivos, e em seguida ferramentas, era pra aparecer igual o da sua tela, mas no meu só aparece três opções; gerenciador de pacotes de extensão, gerenciador de perfil em nuvem, Visão Geral das Atividades de VM. outra coisa que reparei ao lado de remover (na parte de cima) era pra aparecer propriedades, no meu não aparece, fico no aguardo do retorno, desde já muito obrigado.

solução!

Oi, Nicolas!

Obrigada por detalhar mais sobre o que aparece para você. Vamos tentar o seguinte:

• Vá em Arquivo e, em seguida, clique em Preferências

• Agora, selecione o painel Expert e clique em OK

Ativando modo Expert no VirtualBox
    Essa opção basicamente ativa mais funcionalidades no VirtualBox.
  • Pronto! Agora verifique se, ao clicar em Arquivo → Ferramentas, a opção Gerenciador de Rede aparece para você.

Fico no aguardo para saber se deu certo — e sigo à disposição!

Ok, a primeira parte deu certo Nadia, agora um novo problema; no video do curso em (16:38) é preciso adaptar mais uma rede, (numero 4), Ao abrir o firewall, e clicar em configurações, ira aparecer um painel, e ao clicar em rede, clico no adaptador número 4, em seguida, habilitar a placa de rede, Mas no meu não aparece essa opção, Só aparece desse jeito; Número da porta, Caminho/Endereço (P) USB Habilitar Controladora USB. Já no video está diferente, aparece; Habilitar Placa de Rede, Conectado a: Nome. desde já obrigado pela atenção.

Boa noite, Nicolas!

Fico feliz que você conseguiu avançar. Para entender melhor o novo impasse, você pode enviar um print de como aparece para você? Com as imagens, conseguiremos identificar o problema mais rapidamente.

Fico no aguardo!

oii Nadia, no caso do video em (17:11) eu preciso colocar DMZEXT, porque no meu só aparece DMZ, eu posso enviar uma foto via whatzapp, pois eu só consigo abrir o curso no pc. Nadia até aqui muito Obrigado pela Atenção. aguardo retorno.

Boa noite, Nicolas!

Você está certo: ao criar a conexão, aparecerá apenas como "DMZ", mas você pode renomear manualmente para "DMZEXT". Isso está ok! Esse nome serve apenas como identificação dentro da sua máquina virtual, para facilitar a visualização e o gerenciamento da rede. Na prática, ficará como mostro na imagem a seguir:

Diagrama de redes com DMZEXT

Renomear para "DMZEXT" te ajuda a lembrar que esse adaptador de rede é o que conecta o Firewall à DMZ externa — ou seja, é por onde o tráfego da internet chega até a sua zona desmilitarizada (DMZ), onde está, por exemplo, o WAF. Lembrando que a DMZ (Zona Desmilitarizada) é uma área isolada entre a internet e a sua rede interna. Ela permite que serviços voltados ao público (como o WAF) fiquem acessíveis pela internet, mas sem abrir acesso direto à rede interna, o que aumenta a segurança.

Abraços e bons estudos!

Nadia, deu tudo certo, muito obrigado pelo suporte e pela atenção, qualquer outra dúvida eu entro em contato novamente, mais uma vez, , Muito Obrigadoo!!!!!!

Fico muito feliz Nicolas. Conta conosco. Abraços e bons estudos 😄

Ola, boa noite eu reinstalei o VirtualBox e o problema continua; "A conexção expirou" "Não é possível Acessar esse site" "demorou muito para responder" Mesmo eu desligando a maquina (Desligar a Maquina(P), Selecionando o Arquivo >Ferramentas >Gerenciador de Rede, e na tela abrir e clicar em criar, eu ligo o FireWall novamente e acesso o ip da Intranet, e o problema insiste, Eu tentei de outra forma, Fui configurar o adaptador de rede manualmente, clicando em; Arquivos, > ferramentas >Gerenciador de Rede >opção VirtualBox Host-Only Ethernet Adapter, >Propriedades. Em Servidor DHCP,desmarquei a opção Habilitar Servidor e cliquei > aplicar. Agora em Placa, marquei >Configurar adaptador manualmente e deixei Endereço IPv4, (192.168.56.10). Desliguei o FireWall, e em seguida liguei novamente, tentei abrir o navegador para acessar o endereço 192....., e apareceu a seguinte mensagem,............

Não é possível acessar esse site A conexão com 192.168.56.10 foi recusada. Tente:

Verificar a conexão Verificar o proxy e o firewall ERR_CONNECTION_REFUSED

Então o problema continua, outra coisa que reparei, ao Executar o FireWall, ele esta mostrando números diferentes da primeira vez que instalei, (nunca tinha instalado antes), Na primeira vez ele aparecia;

INTERNET (wan) em0 v4/DHCP 192.168.56.10/24 INTRANET(lan) em1 v4: 168.56.10/24 DMZ(opt1) em2 v4: 172.100.1.10/24

(aparecia assim), E funcionou na primeira vez, Após Desligar o PC e fechar o curso, no outro dia ele já apareceu o erro pela primeira vez, Tentei essas outras formas de resolver o problema (citadas acima), Reinstalei o VitrualBox, e nunca mais eu consegui acessar o Endereço novamente, e Além disso, esta um pouco diferente, (Durante o FireWall executando) por exemplo;

INTERNET (wan) em0 > DMZ (opt1) em2 > v4: 172.100.1.10/24 DMZEXT (opt2) em3 > v4: 172.100.2.10/24

Eu realmente não sei mais o que fazer nessa situação, conto com o suporte da equipe, (se puder me mostrar com imagens como resolver) desde já muito obrigado, fico no aguardo.

Bom dia, Nicolas!

Para conseguir acessar o IP no navegador, primeiro, desligue a máquina, clicando para fechar a tela e escolhendo a opção Desligar a máquina (P), como mostro abaixo:

Imagem que mostra a opção de desligar a máquina, que é o terceiro botão

Agora, selecione a opção Arquivo > Ferramentas > Gerenciador de Rede. Na tela que se abrir, clique em Criar:

Imagem que mostra o botão criar uma nova rede

Ligue novamente a máquina virtual do Firewall e tente acessar novamente o IP da INTRANET no seu navegador:

https://192.168.56.10/

Caso apareça uma página de segurança, clique em ir para, como mostro na imagem abaixo:

Imagem que mostra a opção ir para

Dessa forma, a página do PFSense será aberta:

Imagem que mostra a tela do PFSense

Fico à disposição!

Boa noite Nadia, fiz da maneira que me falou, mas o problema insiste, porém agora mudou uma coisa, ao invés de aparecer 192.168.10, (como no vídeo da aula) aparece 192.168.15, o número 10 virou 15, e antes não estava aparecendo nenhum número (na parte) INTERNET (wan). Virou 15 após eu fazer dessa maneira que você me explicou, (o problema continua). Mas na primeira vez que eu instalei o firewall apareceu certinho igual o da aula. Quando a aula terminou eu fechei o curso, fechei o Waf, o Server e o Firewall, no outro dia ao iniciar novamente já apareceu o problema, tentei diversas vezes reinstalar o VirtualBox, e nunca mais eu consegui acessar o ip , outra coisa que reparei e me chamou a atenção é que, no vídeo da aula ao executar o firewall, aparece desse jeito;

INTERNET (wan) 192.168.100.186/24 INTRANET (lan) 192.168.56.10/24 DMZ (opt1) 172.100.2.10/24

Aparece na aula assim certo.......

Já no meu aparece dessa forma,

INTERNET (wan) 192.168.15.2/24 DMZ (opt1) 172.100.1.10/24 DMZEXT (opt2) 172.100.2.10/24

Como você pode ver Nadia, está diferente, e eu não intendo o que esta acontecendo, eu não sei se isso tem algo haver, (as vezes também pode ser outra coisa), mas de modo geral eu não consigo acessar o IP, eu quero continuar seguindo o curso....... mas desse jeito eu não consigo, por favor me ajude a resolver essa situação, (se for com imagens) ficara mais fácil de solucionar, desde já obrigado pela atenção, fico no aguardo, gratidão.

Olá Nicolas, bom dia!

Ícone de apoio Alinhamento de expectativas

Antes de testarmos mais uma possibilidade, queria te tranquilizar: erros de ambiente são muito comuns, principalmente em áreas como DevOps, que dependem bastante das configurações da máquina de cada pessoa. Na verdade, isso faz parte do dia a dia da programação. Resolver erros também é papel da pessoa desenvolvedora, e nem sempre conseguimos de primeira — por isso vamos testando diferentes caminhos até encontrar a solução.

Já que o erro persiste, vamos configurar manualmente o adaptador de rede.

• Em Arquivo > Ferramentas > Gerenciador de Rede, na opção VirtualBox Host-Only Ethernet Adapter, clique em Propriedades.

• Em Servidor DHCP desmarque a opção Habilitar Servidor e clique em aplicar. A seguir uma imagem de como deve ficar a configuração:

Imagem que mostra a opção habilitar servidor desmarcada

• Agora, em Placa, marque Configurar adaptador manualmente e em Endereço IPv4 deixe o seguinte endereço e clique em aplicar. A seguir uma imagem de como deve ficar a configuração:

192.168.56.1

Imagem que mostra as configurações re rede manual da rede

• Desligue a máquina Firewall e em seguida inicie-a novamente. Espere carregar totalmente até aparecer a tela de Welcome to pfSense.

• Agora, abra o navegador e tente acessar o endereço:

https://192.168.56.10/

Fico à disposição.

Boa Noite Nadia, obrigado pela força, O problema insiste, eu enviei duas fotos no WhatsApp da Alura, e para central encaminhar para você, para entender melhor o que acontece, Vamos lá........ Eu fiz da maneira que sugeriu, não funcionou, então eu tentei outras formas de resolver; a Primeira........ Verifiquei data e hora para ver se estava correta, (estão corretos, fuso horário de Brasília).

Segunda tentativa; Verifiquei as configurações de proxy, coloquei em editar servidor proxy, fiz a configurações.

Terceira tentativa; Painel de Controle,

• 1 - Cliquei em Rede e Internet,
  • 2- Protocolo IP Versão4 (propriedades)
  • 3 - Coloquei DNS manual e o código, (8.8.8.8) > (8.8.4.4) > OK> fechar.

Quarta tentativa; Promp de Comando, fiz o charsh dns do Windows, (apareceu a mensagem)

• Liberação do Cache do DNS bem sucedido* e fechei.

Resumindo, Nenhuma de certo, Eu enviei 2 fotos agora na Whats para ver o que ocorre no meu caso, Nadia, (mais uma vez) Muito Obrigado por estar me ajudando e grato a Plataforma Alura. fico no aguardo.

Nicolas, boa noite!

Você usa Discord? Por lá a comunicação é ainda mais prática — dá até pra fazer chamada ou enviar prints, se precisar. Meu usuário é nadiaaoliverr, pode me chamar por lá e continuamos na tentativa desta resolução. Ou então, me passa seu usuário do discord que te mando mensagem.

Bom dia, Nicolas!

Como não tive retorno seu lá no Discord, preparei um vídeo com todo o passo a passo para te ajudar. Antes de assistir, é obrigatório que você exclua todas as máquinas existentes — WAF, Server e Firewall — clicando em "Remover". Depois disso, sua tela do VirtualBox deve ficar como mostro abaixo, sem nenhuma máquina listada: Como na imagem abaixo:

Imagem mostrando como remover máquinas do VirtualBox

Ícone de atenção Alinhamentos antes de assistir o vídeo:
  • Se o Gerenciador de Redes não aparecer, verifique se as preferências estão no painel "Expert" — isso também é mostrado no vídeo.
  • Abra o IP no navegador usando uma janela anônima.
  • A importação de uma nova máquina pode levar alguns minutos, é normal.
  • Só inicie o firewall após concluir todas as importações e configurar o Adaptador 4.
  • Se surgir a mensagem "Sua conexão não é particular", clique em "Avançado" e depois em "Ir para o site".
  • Os dados de acesso ao PFSense são:
    • Usuário: admin
    • Senha: qwerty (tudo em minúsculas)

Agora sim, pode acompanhar o vídeo que gravei especialmente para você. Ele não tem som, então fique à vontade para pausar quantas vezes quiser e seguir no seu ritmo.

Abraços e bons estudos!

@nadiaaoliverr Olá boa noite, me Desculpe não ter respondido, Ontem eu passei mal eu estava no Hospital, (Hoje estou me recuperando), Sobre a duvida eu entendi o video, mas na hora de instalar o firewall apareceu essa mensagem,

"already existis. (dizendo que ja existe), e abaixo aparece um erro (ERROR), Sobre o Discord eu Não consegui entrar, fiz o teste visual, pergutando; qual objeto é diferente, e apareceu tente novamente, Tentei fazer o outro teste de algumas perguntas do tipo, um caramelo é um restaurante, eu disse não e mesmo assim apareceu; resposta invalida, Voltando pro assunto, como eu não consegui entrar no discord eu tive de enviar pelo whats mesmo, estava indo bem até aparecer esse erro, (deve ser algo simples), mas como eu não tenho conhecimento não adianta sai apertando tudo kk, mas uma vez me Desculpe não ter retornado antes, e não conseguia ver a tela do Notebook pois eu estava muito Mal, agora estou bem me recuperando, Até aqui muito obrigado pela assistencia, espero que tenha um otimo dia!!! espero retorno.

Boa noite, Nicolas! Espero que esteja tudo bem com você e que já tenha se recuperado.

Sobre a mensagem de erro "already exists", isso acontece porque o VirtualBox está tentando criar uma máquina virtual com o mesmo nome ou identificador de uma que já foi criada anteriormente. Provavelmente, quando você tentou excluir a máquina, você selecionou a opção "apenas remover" ao invés de "remover e apagar os arquivos". Isso significa que a máquina foi removida da lista de máquinas virtuais, mas os arquivos dela ainda ficaram no seu computador, causando esse conflito.

Como resolver isso?

Siga os passos abaixo para excluir os arquivos remanescentes da máquina virtual:

• Abra o Explorador de Arquivos do Windows (pressione Windows + E para abrir rapidamente).

• Navegue até a pasta onde o VirtualBox armazena as máquinas virtuais. Para fazer isso, na barra de endereços na parte superior do explorador de arquivos, clique na área onde aparece o caminho atual (normalmente algo como Este PC > C:) e cole o caminho abaixo e aperte enter:

C:\Users\Nicolas Davi\VirtualBox VMs

• Dentro dessa pasta, procure pela pasta chamada "firewall" (que é a máquina que você está tentando excluir) e clique uma vez sobre ela para selecioná-la. Aperte delete no teclado para excluir completamente a pasta, como mostro na imagem abaixo:

A imagem mostra o Explorador de Arquivos do Windows com o caminho C:\Users\alura\VirtualBox VMs visível na barra superior. Na pasta, há várias subpastas, sendo uma delas chamada firewall. A pasta firewall está destacada com uma borda vermelha.

• Agora que você excluiu a pasta da máquina, volte ao VirtualBox e importe novamente o arquivo "firewall.ova" e continue assistindo ao vídeo de solução que te mandei na resposta anterior.

Abraços!

Deu certo Nadia, finalmente, consegui entrar na pagina, Muito Obrigado pela assistência e paciência, eu não teria conseguido sem o apoio de vocês, agora sim da pra continuar seguindo as aulas, Obrigado Mesmo, espero que tenha um otimo dia, abraços.

Nicolas, fico muito feliz com seu retorno. Continue com esse empenho e dedicação — você tem um grande caminho pela frente!

Como o assunto foi resolvido, vou fechar este post. Se surgirem novas dúvidas, fique à vontade para abrir novos tópicos no fórum — estaremos por aqui para te ajudar.

Bons estudos e muito sucesso na sua carreira ✨

Grande abraço!