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Erro ao tentar instalar o Snort

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade veja que ao tentar atualizar ou buscar pacotes estou com erro!

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Olá estudante.
Preciso de mais informações para te ajudar.

  • Qual sistema operacional você está usando (Linux, Windows, etc.)?
  • Qual comando ou procedimento você está usando para instalar o Snort?
  • Qual a mensagem de erro exata que aparece?
  • Se possível, poste o trecho do log ou do terminal onde o erro ocorre.
    Comente ai.

Estou utilizando o pfSense em uma máquina virtual (VMware) hospedada em um ambiente Windows 11. Para a instalação, utilizei as imagens/OVAs disponibilizadas no material do curso.

Ao tentar instalar o pacote Snort através da interface web do pfSense, recebo a seguinte mensagem de erro na seção de pacotes:

Packages
× Unable to retrieve package information.
Anexei uma captura de tela (print) no primeiro post que ilustra a mensagem de erro mencionada.

Solicito suporte para identificar a causa e a solução para o problema de recuperação das informações de pacotes, que impede a instalação do Snort.

O erro “Unable to retrieve package information” no pfSense geralmente indica que o sistema não consegue acessar os repositórios de pacotes na internet. Isso é um problema comum quando:

  • A VM não tem conectividade com a internet;
  • O DNS do pfSense está mal configurado;
  • O tempo/data do sistema está incorreto;
  • O ambiente do curso usa uma imagem desatualizada ou que aponta para repositórios antigos;

Verifique se sua VM esta em modo bridge.
Se não mude para bridge e reinicie a VM.
Senão resolver tente os passos abaixo:

Testar a conectividade com a internet no pfSense

  • Acesse a console da VM (via VMware) ou conecte via SSH.
  • Execute os comandos:
    ping 8.8.8.8
    ping google.com
    
    • Se só o primeiro funcionar, o problema é de DNS.
    • Se nenhum funcionar, o problema é de conexão de rede da VM.
      Verificar e configurar o DNS
  • Acesse o pfSense pela interface web.
  • Vá em System > General Setup.
  • Em DNS Servers, adicione os seguintes servidores:
    1.1.1.1
    8.8.8.8
    
  • Desmarque a opção:
    • “Allow DNS server list to be overridden by DHCP/PPP on WAN”
  • Clique em Save.
    Verificar a data e hora do sistema
  • Vá em System > General Setup.
  • Verifique se o Time Zone está correto (ex: America/Sao_Paulo).
  • Vá em System > NTP e confirme que o NTP está ativado.
  • Corrija a hora se estiver errada (pode causar falha no SSL).
    Verificar conectividade com repositórios
  • No terminal do pfSense, execute:
    pkg update
    
    • Se der erro, execute:
      pkg clean -a
      pkg update -f
      

    Verificar se o repositório está acessível

  • No terminal, teste acesso direto:
    fetch https://packages.pfsense.org/
    
    • Se falhar, o pfSense não está conseguindo acessar a internet ou o repositório está errado/desatualizado.
      Verificar a versão do pfSense
  • Vá em System > Update e veja a versão atual.
  • Se for uma versão muito antiga (ex: 2.4.x ou 2.6.x), o repositório pode estar fora do ar.
    • Considere atualizar para uma versão mais recente (2.7.x ou 23.x).
      Verificar a configuração da rede da VM
  • No VMware, verifique se a VM está com a rede em modo Bridged (preferível) ou NAT.
    • Bridged conecta a VM diretamente à rede do host.
  • Certifique-se de que nenhum firewall ou proxy do Windows 11 está bloqueando o acesso da VM à internet.
    Como alternativa: usar imagem mais atual
  • Se nada resolver e você estiver usando uma OVA do curso:

Me envia um feedback com os resultados.
Bons estudos.

solução!

Olá, Roberto!
Agradeço pelo rápido suporte. Fiz o seguinte procedimento: realizei o backup do pfsense da OVA enviada, recriei uma nova VM na versão 2.7.0 que baixei em repositórios, restaurei o backup e após o update o Snort passou a funcionar corretamente. Assim consegui seguir com o curso sem falhas!

Recomendo que a OVA disponibilizada seja atualizada para uma versão mais recente, pois percebi que várias pessoas enfrentaram o mesmo problema.

Mais uma vez, obrigado pelo suporte!

Que isso amigo.
Disponha!
Acho que confundiu meu nome.
Sem problemas.
O seu aparece para mim como estudante.
Bons estudos.
Até...

Opa, desculpa Ronaldo!
Obrigado pela ajuda, sou o Leonardo.
Abraços.