pq no pc eu coloquei o final .2 e no router .1? nao deveria ser igual?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
pq no pc eu coloquei o final .2 e no router .1? nao deveria ser igual?
Olá, Francisco! Tudo bem?
Quando você configura um roteador, é comum que ele tenha diferentes interfaces de rede, cada uma conectada a uma rede diferente. No seu caso, você está utilizando o roteador Cisco 1841 e configurou as interfaces FastEthernet0/0, FastEthernet0/1 e Ethernet0/1/0.
Ao configurar essas interfaces, você precisa atribuir um endereço IP a cada uma delas. No exemplo que você mostrou, você atribuiu o endereço IP 193.168.3.1 à interface FastEthernet0/0 e o endereço IP 193.168.2.1 à interface FastEthernet0/1. Já a interface Ethernet0/1/0 recebeu o endereço IP 193.168.4.1.
Agora, em relação aos PCs, você precisa configurar o endereço IP de cada um deles de acordo com a rede em que estão conectados. Por exemplo, o PC que está conectado à interface FastEthernet0/0 do roteador deve ter o endereço IP 193.168.3.2, já que está na mesma rede que o roteador. O PC conectado à interface FastEthernet0/1 deve ter o endereço IP 193.168.2.2 e o PC conectado à interface Ethernet0/1/0 deve ter o endereço IP 193.168.4.2.
Agora, em relação à sua pergunta sobre por que o endereço IP do roteador é diferente do endereço IP dos PCs, isso acontece porque cada interface do roteador está conectada a uma rede diferente. Cada rede precisa ter um endereço IP único para que os dispositivos possam se comunicar corretamente.
Para testar a conectividade entre os PCs, você pode utilizar o comando "ping". Por exemplo, no PC da manufatura, você pode abrir o prompt de comando e digitar "ping 193.168.4.2" para verificar se ele consegue se comunicar com o PC da embalagem.
Espero ter esclarecido suas dúvidas! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!
é, entendi. Cada entrada de dispositivo tem q ter um ip único. meio obvio depois que vc entende. kkkk