Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Documentação antes da regra de negócio

Achei meio surreal desenvolver uma documentação de api pra uma aplicação que nao existe ainda, acho que no mundo real é o inverso, acho que uma segunda parte explicando com adicionar uma api para uma aplicacao ja existente seria mais realista

1 resposta
solução!

Opa, Daniel! Como vai?

Existe uma forma de desenvolvimento de web services chamada de contract first, nesse estilo de desenvolvimento primeiro é desenvolvido o contrato do WS, ou seja, a interface que irá mostrar o que aquele WS irá fazer. Uma das vantagens dessa abordagem é que o contrato é independente da linguagem utilizada para o desenvolvimento do WS, sendo assim, se no futuro quiséssemos trocar a linguagem utilizada, poderíamos manter o contrato intacto. Além disso, com o contrato pronto de cara, a documentação igualmente pode ser preparada antes mesmo do código ser implementado!

E aqui que vem a surpresa: essa é a abordagem que é indicada normalmente!

Sendo assim, embora essa prática possa não ser tão usual, ainda assim ela é possível e normalmente é a mais indicada!

Aliás, certamente vale uma busca pelo assunto contract first aí nas interwebs! O assunto é bem extenso e cheio de coisas interessantes!

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!