Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dizer não, para quem?

Não é exatamente uma dúvida, apenas uma contribuição. Sou professora e tenho visto as imensas dificuldades em se pronunciar a palavra 'não' com todo o significado que ela deve ter: correção de tempo, engajamento com prioridades, estabelecimento de limites e etc... desde os filhos até os profissionais adultos. A ilusão de que tudo é possível ou que não devemos frustrar crianças e adolescentes tem construído jovens altamente frágeis e adultos altamente vulneráveis, o que, a meu ver, tende a ser extremamente perigoso para o futuro já que os cenários que se apresentam são interdependentes e requerem preparação multidisciplinar, inclusive, com respostas que requerem coragem e postura, coisa que nossos pequenos cidadãos, em muitos casos, se abstêm de ter já que estão sempre delegando a outrem tarefas que eram de sua responsabilidade. A pergunta que fica é: o que estamos proporcionando, afinal de contas? Oportunidades ou oportunismo, porque na segunda só precisamos de pessoas coim pensamento crítico ausente e, a primeira não será alcançada se não nos comprometermos com Educação verdadeiramente significativa e significante.

2 respostas
solução!

Olá Eliane,

Entendo perfeitamente a sua preocupação e concordo que é fundamental aprender a dizer "não" em diversas situações da vida. É importante que as pessoas, desde cedo, aprendam a lidar com as frustrações e limitações, pois isso faz parte do processo de amadurecimento e desenvolvimento pessoal.

Como professora, você tem um papel fundamental na formação dos seus alunos e pode contribuir muito para que eles aprendam a dizer "não" de forma assertiva e consciente. Uma dica é trabalhar a autoestima e a autoconfiança dos seus alunos, para que eles se sintam seguros para tomar decisões e estabelecer limites.

Além disso, é importante que os pais também estejam envolvidos nesse processo, para que haja uma coerência entre o que é ensinado na escola e em casa. Os pais podem ajudar os filhos a entenderem que dizer "não" não significa ser egoísta ou mal-educado, mas sim ter consciência dos próprios limites e necessidades.

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer outra dúvida, estou à disposição!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou,Eliane, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Você trouxe um ponto que acredito ser bem pertinente. Também tenho notado um pouco disso ao longo de minha vida com as pessoas que tenho proximidade. Muitas pessoas tem dificuldade tanto em dizer não, quanto em ouvir um não.

Muitas das vezes essa dificuldade estava ligada a essa noção mesmo que "tudo é possível". Quando me sugeriam alguma coisa que eu via claramente que eu não queria fazer, ou mesmo que não seria capaz de fazer, e eu negava a sugestão a pessoa se frustrava e por vezes isso poderia se tornar um problema entre eu e a pessoa. Minha solução se tornou apenas concordar e evitar falar não, mesmo sabendo que aquilo discutido não aconteceria. Dessa forma evitaria discussões e problemas desnecessários, ao mesmo tempo é estranho sentir que não posso ser direto e dizer não. Algumas pessoas que conheci não gostavam nem dessa palavra e queriam que eu encontrasse outras formas indiretas de negar (ex.: falar que estou ocupado agora e podemos ver isso depois e nunca mais retomar o assunto).

Ao mesmo tempo, não sei se por consequencia das situações supracitadas, acabo tendo dificuldade em priorizar e dizer não para as coisas que chegam para mim e fico querendo abraçar mais do que cabe nos meus braços. Com relação a receber "não"s, suponho que não tenho muito problema com isso por já ter crescido em um ambiente em que era comum receber um não aqui e ali