Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dizer não, para quem?

Não é exatamente uma dúvida, apenas uma contribuição. Sou professora e tenho visto as imensas dificuldades em se pronunciar a palavra 'não' com todo o significado que ela deve ter: correção de tempo, engajamento com prioridades, estabelecimento de limites e etc... desde os filhos até os profissionais adultos. A ilusão de que tudo é possível ou que não devemos frustrar crianças e adolescentes tem construído jovens altamente frágeis e adultos altamente vulneráveis, o que, a meu ver, tende a ser extremamente perigoso para o futuro já que os cenários que se apresentam são interdependentes e requerem preparação multidisciplinar, inclusive, com respostas que requerem coragem e postura, coisa que nossos pequenos cidadãos, em muitos casos, se abstêm de ter já que estão sempre delegando a outrem tarefas que eram de sua responsabilidade. A pergunta que fica é: o que estamos proporcionando, afinal de contas? Oportunidades ou oportunismo, porque na segunda só precisamos de pessoas coim pensamento crítico ausente e, a primeira não será alcançada se não nos comprometermos com Educação verdadeiramente significativa e significante.

2 respostas
solução!

Olá Eliane,

Entendo perfeitamente a sua preocupação e concordo que é fundamental aprender a dizer "não" em diversas situações da vida. É importante que as pessoas, desde cedo, aprendam a lidar com as frustrações e limitações, pois isso faz parte do processo de amadurecimento e desenvolvimento pessoal.

Como professora, você tem um papel fundamental na formação dos seus alunos e pode contribuir muito para que eles aprendam a dizer "não" de forma assertiva e consciente. Uma dica é trabalhar a autoestima e a autoconfiança dos seus alunos, para que eles se sintam seguros para tomar decisões e estabelecer limites.