Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Divisão Vlans Roteador

Boa tarde. Verifiquei que parte das minhas duvidas sobre como o Roteador divide requisições de diferentes clientes em suas respectivas vlans. Porém ainda tem alguns detalhes que não entendi muito bem nesse processo.

Quando criamos os dois pools de DHCP no roteador, como ele reconhece para qual vlan enviar um novo endereço de ip aos hosts? Seria pelo fato de, ao configurarmos os pools com o mesmo nome das vlans nos switch? Ai o Roteador consegue identificar quais portas estão alocadas na vlan de mesmo nome do pool? Evitando confusão e atribuindo um único endereço de sub interface a todos os dispositivos finais.

Agradeço a devolutiva

1 resposta
solução!

Olá, Gustavo!

Entendo a sua dúvida sobre como o roteador decide qual VLAN deve receber um endereço IP de um pool de DHCP. A chave para isso está nas subinterfaces e no conceito de encapsulamento VLAN.

Quando você configura um roteador para trabalhar com várias VLANs, você cria subinterfaces na interface física do roteador. Cada subinterface é associada a uma VLAN específica através do comando encapsulation dot1Q, seguido pelo número da VLAN. Por exemplo, encapsulation dot1Q 10 associa a subinterface à VLAN 10.

Cada subinterface tem seu próprio pool de DHCP configurado. Quando um dispositivo conectado a uma VLAN solicita um endereço IP, o roteador utiliza a subinterface associada a essa VLAN para fornecer o endereço IP do pool correspondente. Isso é possível porque o roteador recebe os pacotes de DHCP já "tagueados" com o identificador da VLAN, graças ao modo trunk configurado nos switches e à tag VLAN incluída nos pacotes.

Portanto, o roteador não identifica as portas diretamente, mas sim as tags VLAN nos pacotes que chegam através do trunk. Isso evita confusões e garante que cada dispositivo receba um endereço IP do pool correto.

Bons estudos!