boa tarde!!
infelizmente não estou conseguindo atribuir o DHCP aos pc's. Já refiz os passos de todos os videos (desde o inicio) e ainda não atribuiu.
Alguem teria a solução para isso?
boa tarde!!
infelizmente não estou conseguindo atribuir o DHCP aos pc's. Já refiz os passos de todos os videos (desde o inicio) e ainda não atribuiu.
Alguem teria a solução para isso?
Olá amigo.
Aqui no fórum de Devops de uma pesquisada que um colega estava com o mesmo problema.
Não me recordo agora mas sei que postei a solução por lá.
Se não encontrar avisa que te envio o link com a resposta.
Bons estudos.
Segue uma sugestão para analisar:
Pelo print do Packet Tracer, o PC está recebendo um endereço 169.254.x.x, o que indica que ele tentou obter DHCP, mas não recebeu resposta do servidor.
Isso significa que a comunicação entre o PC e o servidor DHCP está falhando normalmente por causa de:
ip dhcp pool VLAN10
network 192.168.10.0 255.255.255.0
default-router 192.168.10.1
dns-server 8.8.8.8
ip dhcp pool VLAN20
network 192.168.20.0 255.255.255.0
default-router 192.168.20.1
dns-server 8.8.8.8
E lembre-se:
ip dhcp excluded-address 192.168.10.1 192.168.10.10
ip dhcp excluded-address 192.168.20.1 192.168.20.10
interface g0/0.10
encapsulation dot1Q 10
ip address 192.168.10.1 255.255.255.0
interface g0/0.20
encapsulation dot1Q 20
ip address 192.168.20.1 255.255.255.0
Sem isso, o DHCP não chega ao roteador.
3. A porta do switch onde o PC está conectado está na VLAN correta
No switch:
interface fa0/3
switchport mode access
switchport access vlan 10
Se o PC está na VLAN errada, ele nunca vai receber DHCP daquela VLAN.
4. A porta que liga o switch ao roteador está como TRUNK
interface fa0/1
switchport mode trunk
switchport trunk allowed vlan 10,20
Se não estiver em trunk, o roteador não recebe os pacotes DHCP taggeados.
5. O servidor DHCP está habilitado no roteador
Verifique:
show ip dhcp binding
show ip dhcp pool
ping 192.168.10.1
Se não responder : problema de VLAN ou trunk.
7. No Packet Tracer, desative e reative a interface do PC (truque)
Às vezes o PT "buga".
Faça:
• Desktop > IP Configuration
• Troque para Static, apague tudo
• Volte para DHCP
Ou:
• Physical > desligue e ligue o cabo
Resumo do erro no seu print
Seu PC está assim:
Faça um checklist das opções acimas e manda um feedback.
Bons estudos.
Boa noite, Matheus!
Consegui a resolução deste tema ao pensar em como o switch estava recebendo essa informação.
A partir do momento que uma porta vem configurada por padrão como Access, entendo que ele não estava conseguindo distinguir qual DHCP entregar, visto que de uma mesma porta estava configurado dois DHCP's diferentes.
Com isso, acessei o CLI do switch e mudei a porta FA 0/4 (No meu caso, porta utilizada com a conexão entre o Router e o switch)
A partir disso, foi entregue o DHCP de maneira correta para a máquina da VLAN 10 e da VLAN 20.