Olá Bruno, tudo por aí ?
Gostaria de pedir desculpas pela demora em obter um retorno!
Sobre seu código, ele está muito bom, contudo ele possui alguns erros que o impedem de funcionar da forma que o exercício pede, sendo eles:
O primeiro é bem sutil sendo o parâmetro desenha = true
logo no começo, com ele o jogo já começa desenhando, portanto ele deve começar como desenha = false
;
O outro é que as function´s
não possuem nome:
function() {
desenha = true
}
- Os comandos de controle da leitura de ações do mouse também estão atribuídas diretamente antes do inicio das
function´s
:
tela.onmousemove = function(evento)
tela.onmousedown = function()
tela.onmouseup = function()
- Também existe um erro bem pequeno em seu código, ele é quase imperceptível, mas que gera um erro enorme no funcionamento, que é a presença de um ponto e vírgula (;), após o
if(desenha)
que deveria estar dentro da function denhaCirculo()
:
if(desenha); {
- Outro erro que percebi também é que tem duas
function´s
inseridas uma dentro da outra, dessa forma:
function() {
desenha = true
function() {
desenha = true
}
}
- OBS: Na frente delas também tinha os parâmetros
tela.onmousedown
e tela.onmouseup
, dessa forma:
tela.onmousedown = function() {
desenha = true
tela.onmouseup = function() {
desenha = true
}
}
E isso estava contribuindo para o erro!
- E por fim o ultimo erro é que as duas
function´s
mencionadas acima estavam gerando o parâmetro desenha = true
, quando uma deveria estar gerando desenha = true
, e a outra desenha = false
dessa forma:
function() {
desenha = true
}
function() {
desenha = false
}
Agora vou postar abaixo o código completo corrigido e sem erros pronto para uso:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
function habilitarDesenhar() {
desenha = true
}
function desabilitarDesenhar() {
desenha = false
}
tela.onmousedown = habilitarDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitarDesenhar;
</script>
No geral era isso, caso tenha dúvidas sobre algum desses erros e o porque deles gerar um erro é só perguntar, estarei totalmente disposto á explicar!
Continue de dedicando aos estudos pois assim você vai muito mais longe, pois você tem MUITO potencial para crescer!
Estou ansioso para ver o seu desenvolvimento ;)
Um grande abraço e bons estudos!
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