Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dificuldades do modelo Waterfall

O modelo Waterfall foi muito utilizado em outras Engenharias. Como por exemplo a Engenharia Civil.

Apesar de funcionar para algumas engenharias, ao utilizá-lo na Engenharia de Software, ele oferecerá dificuldades no processo de desenvolvimento de software.

Isto porque as tecnologias mudam muito rápido ao longo do tempo, novas situações aparecem e aquilo que estava pré estabelecido muda para o cliente.

Pois a demanda do cliente também mudou nesse processo. Logo este modelo rígido, não é ideal para se trabalhar com desenvolvimento de tecnologia.

4 respostas
solução!

Quando lidamos com projetos de engenharia, no caso a civil, dificilmente não sabemos o que queremos fazer e como fazer. Por mais que existam algumas alterações, são de adicionar/remover um cômodo ou mesmo itens ligados à arquitetura. Raramente você vai colocar mais um andar do nada, até mesmo porque para fazer isso você vai precisar refazer os cálculos. Ou usamos uma tecnologia absurdamente diferente de tijolos, ferro e concreto.

Os projetos de TI são diferentes. O cliente sabe qual o seu problema, mas nem sempre sabe exatamente como resolvê-lo e se aquele é realmente o seu problema. Essa incerteza, essa complexidade é que faz o Agile ser um caminho mais adequado para esses projetos.

Concordo com você Ronald

A incerteza do cliente sobre o que busca é que faz com que um projeto seja elaborado a partir de um modelo mais flexível, na qual podemos entregar aos poucos afim de buscar a validação do cliente e fazer os ajustes necessários ao longo do projeto.

A inflexibilidade do método cascata diante da incerteza que um projeto de software pode gerar ao longo do seu tempo de desenvolvimento é o principal obstáculo para o uso dessa metodologia no desenvolvimento de produtos digitais. Além do mais, com o advento de novas tecnologias, caso utilizemos o modelo cascata não será possível inovar.

o método cascata não permite mudar com facilidade a metodologia a ser aplicada no desenvolvimento do projeto de software.