Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

11
respostas

Dificuldade em configurar o Wildfly 8.0 para o projeto livraria

Estou tentando configurar o projeto livraria no meu ambiente. Como estou trabalhando com Java 1.8, não posso usar o JBoss 7.1, precisa ser o WildFly 8.0. Estou tentando fazer as adaptações necessárias para rodar o projeto, mas no momento sem sucesso. Desculpe o meu pedido de ajuda, mas não conheço muito de java. O que eu já fiz: - em Properties do projeto livraria, em Java Build Path, eu configurei o JRE System Library para jre 1.8.0_121 - em Properties do projeto livraria, em Targetet Runtimes, eu marquei Wildfly 8.0 runtime (estava desmarcado) e cliquei em apply; - em Help do Eclipse, em Eclipse Marketplace, procurei por JBoss tools e o instalei.

O que está pendente?

Em Properties do projeto livraria, em Java Build Path eu preciso clicar em Add Library, Server Runtime e incluir o WildFly, porém nenhum servidor é mostrado neste ponto O que posso fazer para resolver esta pendência?

As versões que estou usando:

Versão do Java: 1.8.0_121-b13 Versão do windows: Windows 10 Home Versão do Eclipse: Eclipse Java EE IDE for Web Developers. Version: Kepler Release

11 respostas

Olá Mario, tudo bem?

Eu entendi os passos que você executou, mas não entendi ainda qual o problema que está acontecendo.

Está gerando algum erro?

Olá Fernando! No curso que estou realizando, "EJB o poder do Java EE", no primeiro vídeo o instrutor pede para importar um projeto, livraria, que foi desenvolvido em java 1.7 com Jboss 7.1. Eu estou usando o java1.8, conforme descrevi no primeiro post, e participei de vários cursos da Alura, já desenvolvidos nesta versão. Depois de importar o projeto, o próximo passo do instrutor é vincular a biblioteca do jboss ao projeto. Como estou com java 1.8 eu tenho que vincular o wildfly (pois o jboss só funciona até o java 1.7). É aí que aparece o problema: em "java build path", quando clico em "Add Library" e depois em "Server Runtime", não me aparece nenhuma sugestão de servidor para incluir. Falta alguma configuração prévia que não consegui descobrir

Você conseguiu adicionar na aba Servers o wildfly?

Sim, consegui. Inclusive eu o iniciei com sucesso. Acredito que a dificuldade de inclui-lo neste projeto seja devido ao projeto ter sido desenvolvido em java 1.7. Sem resolver este problema não consigo prosseguir.

O que pode ser feito para trocar o Java 1.7 pelo 1.8 é clicar no projeto, botão direito do mouse, Properties. Na pesquisa da janela, digite "Java Compiler" e verifique se a versão é a 1.8 ou a selecione. Se acontecer de aparecer um alerta logo abaixo nessa janela, verifique os links e ajuste para o Java 1.8, ou caso queira ajuste tudo para compilar em 1.7

Fala Mario, tudo bom? Vc tem alguma mensagem de erro? você configurou o datasource no wildfly? utilizou no persistente.xml o mesmo nome?

Mario, até onde eu sei, até o Java 7 se utiliza o JBoss 7 (última versão com o nome JBoss). O WildFly atende do Java 8 em diante. Eu nunca consegui usar um Jboss 7 para Java 8, ou o contrário, um WildFly para Java 7.

Boa Tarde! Mario eu fiz no meu e deu certo montei esse minitutorial para te ajudar faça o seguinte: 1° delete seu projeto livraria inclusive marque aba (delete project contents on disk) e importe o novamente. 2° va na aba servers. 3° clique com o direito new >> server. 4° procure o seu WildFly na lista se ele ja não estive marcado. 5° clique no link Configure runtime environment. 6° selecione novamente o wildFly va na aba Edit... 7° vai abri uma tela abri a primeira tela de configuração do JBoss deixe tudo com esta. 8° clique na aba JRE ele vai abri um outra aba. (Preferences) no caso eu tive que fecha a aba do JBoss acho que foi um bug do meu eclipse. 9° no campo Installed JREs clique em add escolha a opção Standard VM e next. 10° vai aparece outra aba JRE DEFINITION. 11° va na aba Directory e escolha onde esta a pasta do JDK no meu pc C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_121 ou C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.8.0_121 no seu deve ser algo parecido 12° no nome JRE Name: coloque JDK 8 13° selecione Finish 14° faça os passos 5 e 6 novamente 15° na aba JRE selecione JDK 8 16° Finish

Reinicie o Servidor WildFly e seja Feliz eu quebrei a cabeça pensando.Mas uma informação importante o WildFly funciona usando a JDK e não a JRE do jeito que vem preconfigurado no eclipse.

qualquer coisa estamos aqui!

Bom dia Ronny,

Eu tentei seguir o seu tutorial, infelizmente não deu certo. Estou pensando em voltar a versão do java para 1.7 apenas para fazer o curso.

Obrigado!

Boa Tarde! belez,a que pena que não deu. cara então faz assim desistaler todos o javas em que tem no pc. instale o JDK 1.7 e baixe outro eclipse. depois que voce instala o jdk 1.7 baixe desse link : http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/java-archive-downloads-javase7-521261.html#jdk-7u80-oth-JPR depois de vc ter instalodo o jdk abra o eclipse que voce baixou e siga o video da aula e espero que der certo. qualquer coisa estou aqui flw.

Boa noite, comecei o curso agora e utilizei os seguintes passos para utilizar o projeto com o Java 8 e o WildFly 10.

• Depois de baixada a versão 10 do WildFlay, em Server instalei o mesmo como de costume, já havia importado o projeto livraria, assim neste momento vinculei o projeto.
  • Clicando com o botão direito > Build Path > Configure Build Path. Em Libraries removi a "JRE System Library" do 1.7 e adicionei a do 1.8 e também adicionei a biblioteca "WildFly 10.x ..." (está em JBoss EJB3 Libraries).
  • Na primeira vez que acessei o endereço localhost:9990 a aplicação me informou que não havia nenhum usuário configurado e que devia rodar o arquivo add-user.bath (está na pasta bin).

Pronto, tudo rodando normalmente.