Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dificuldade em compreender o passo a passo da Aula 4, funções, vídeo 1

Caros, boa tarde!

Estou com muita dificuldade de entender o passo a passo no Windows. Primeiro, criei o código biblioteca.py, de acordo com o código passado pela aula. Depois, rodo o 'PYTHON (IDLE GUI)' - Não sei se estou certo aqui - e tento chamar:

from biblioteca import *

Nesse ponto, ele me dá:

Traceback (most recent call last):
  File "<pyshell#0>", line 1, in <module>
    from biblioteca import *
ImportError: No module named biblioteca

E compreendo que isso ocorre pois não 'apontei' onde fica essa biblioteca. Então tento fazer o seguinte (no Shell):

import sys
sys.path.append("<C:\Users\Usuario\Desktop\python>")
from  biblioteca import *

E isso resolve o erro da biblioteca (aparentemente)... mas daí rodo:

gera_nome_convite()

E recebo:

Traceback (most recent call last):
  File "<pyshell#1>", line 1, in <module>
    gera_nome_convite(),
NameError: name 'gera_nome_convite' is not defined

Imagino que seja algo sobre o diretório... prompt ou etc. Pelas respostas das outras dúvidas não consegui solucionar. Alguém pode me ajudar?

Grato!

3 respostas
solução!

1) Cria uma pasta e nela colaca o arquivo biblioteca.py nela.

2) Abre o prompt e coloca no diretório dessa pasta que você acabou de criar e faça:

from biblioteca import *

3) Rode o código abaixo pra testar:

gera_nome_convite()

4) Observe que foi criado um arquivo biblioteca.pyc (não mexa nele, é o bytecode do python). Se tudo ocorreu bem é sucesso. =)

Oi João!

Abrir o cmd prompt do windows mesmo? Eu desço até minha pasta com:

cd C:\Users\Usuario\Desktop\python

Até aí ok! Porém na linha seguinte do cmd prompt windows rodo:

from biblioteca import *

Ele me diz:

'from' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Posso estar fazendo no prompt errado... não sei

Olá!

Algumas outras coisas prejudicaram, e consegui resolver. Se alguém estiver com o mesmo problema:

• Observe se os arquivos .py estão realmente sendo reconhecidos como python pelo seu PC, pelo ícone de python associado a eles. Os meus não estavam, e eu precisei 'exibir extensão do arquivo' e editar, por exemplo, 'teste.py.txt' para 'teste.py'. -Outro ponto era descer até as pastas de trabalho, com o cmd prompt 'cd'. Rodar 'python arquivo.py' fora do interpretador e só então entrar no interpretador.

Abraços, Marcelo