Pedro: Tiago, eu acho que não está tendo equidade no nosso trabalho. Sinto-me irritado quando alguém deixa para realizar a sua parte quando o prazo está terminando, no caso, você está fazendo isso. O que acontece para que isso ocorra? Você anda muito ocupado ou sobrecarregado?
Tiago: Pedro, me desculpa, eu não sabia que você se sentia assim. Eu (um exemplo aqui) estou sobrecaregado com outras atividades e, por isso, não conseguir fazer a minha parte até o momento.
Pedro: Entendi que você está sobrecarregado.** Mas, será que você consegue se organizar para terminar este trabalho antes do prazo determinado?** E como eu posso te ajudar a se organizar mais? Pois, se não ficará feio para nós.
Tentei trazer um pouco perto do que acho como CNV. Neste minha reescrita do diálogo, deixei o personagem Pedro fazer uma observação do problema e, logo em seguida, relatar seu sentimento perante a situação. Também fiz com que ele demonstrasse compaixão pelo Tiago, perguntando o por que ele não consegue fazer a parte dele antes do final do prazo. E Tiago, em resposta, assume a responsabilidade do erro, ou pelo menos, do que causa irritação em Pedro e justifica o por que disto. Assim, Pedro, entende o lado do companheiro e, talvez, com empatia (pensei nisso enquanto escrevo) direciona o colega a si organizar para que finalize a sua parte antes do fim do projeto, por fim, demonstrando compaixão mais uma vez quando pergunta se neste direcionamento o Tiago precisa de ajuda.