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Diálogo costrutivo em foco

Pedro: Tiago, eu acho que não está tendo equidade no nosso trabalho. Sinto-me irritado quando alguém deixa para realizar a sua parte quando o prazo está terminando, no caso, você está fazendo isso. O que acontece para que isso ocorra? Você anda muito ocupado ou sobrecarregado?

Tiago: Pedro, me desculpa, eu não sabia que você se sentia assim. Eu (um exemplo aqui) estou sobrecaregado com outras atividades e, por isso, não conseguir fazer a minha parte até o momento.

Pedro: Entendi que você está sobrecarregado.** Mas, será que você consegue se organizar para terminar este trabalho antes do prazo determinado?** E como eu posso te ajudar a se organizar mais? Pois, se não ficará feio para nós.

Tentei trazer um pouco perto do que acho como CNV. Neste minha reescrita do diálogo, deixei o personagem Pedro fazer uma observação do problema e, logo em seguida, relatar seu sentimento perante a situação. Também fiz com que ele demonstrasse compaixão pelo Tiago, perguntando o por que ele não consegue fazer a parte dele antes do final do prazo. E Tiago, em resposta, assume a responsabilidade do erro, ou pelo menos, do que causa irritação em Pedro e justifica o por que disto. Assim, Pedro, entende o lado do companheiro e, talvez, com empatia (pensei nisso enquanto escrevo) direciona o colega a si organizar para que finalize a sua parte antes do fim do projeto, por fim, demonstrando compaixão mais uma vez quando pergunta se neste direcionamento o Tiago precisa de ajuda.

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Boa noite, Felipe! Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar seus aprendizados com a comunidade Alura. A sua reescrita do diálogo está alinhada com os princípios da CNV, promovendo um ambiente de compreensão e cooperação. Vamos analisar como você integrou os conceitos na sua proposta:

  1. Você começou com Pedro fazendo uma observação específica sobre a situação, sem julgar Tiago pessoalmente. Isso é essencial para evitar que o outro se sinta atacado.

  2. Pedro expressou como se sente em relação à situação, o que é uma parte fundamental da CNV. Isso ajuda Tiago a entender o impacto de suas ações sobre Pedro.

  3. Ao perguntar se Tiago está sobrecarregado, Pedro tenta entender a necessidade ou a causa subjacente ao comportamento de Tiago. Isso demonstra empatia e compreensão.

  4. Pedro faz um pedido claro e específico ao perguntar se Tiago consegue se organizar para terminar o trabalho antes do prazo. Além disso, oferece ajuda, o que mostra disposição para colaborar e resolver o problema juntos.

Mandou super bem! Conte com o apoio do Fórum na sua jornada.

Abraços e bons estudos!

Opa Rafael! Tudo bem, graças a Deus, e vc?

mto obg pelo feedback!

O caso da empatia, como citei na descrição do diálogo, foi espontâneo, eu não tive a intenção de escrever a empatia; isso não significa que eu não ache a empatia importante. Quando percebi, vi que tinha empatia por parte de Pedro!