Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Acabei de finalizar a atividade da Giovanna sobre o cálculo de juros simples. Achei esse desafio excelente para aplicarmos alguns princípios de Engenharia de Prompt que vimos até aqui, como definição de papel (Persona), clareza de instruções e divisão de tarefas em passos (Chain of Thought).
Para que a inteligência artificial não apenas dê um número final, mas também explique a matemática por trás (para a Giovanna ter certeza de como o cálculo foi feito), elaborei o seguinte prompt:
O Prompt Estruturado
"Atue como um consultor financeiro didático. Eu pretendo investir R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa que oferece uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período exato de 12 meses.
Para me ajudar a decidir se o retorno será suficiente para cobrir minhas despesas de fim de ano, por favor, responda estruturando em 4 tópicos:
Qual é a fórmula matemática para o cálculo de juros simples?
Quais são os valores das variáveis envolvidas na minha situação específica?
Qual será o valor exato apenas dos juros que irei receber? (Mostre o cálculo passo a passo).
Qual será o valor final (montante) do meu investimento ao término dos 12 meses?"
Por que esse prompt funciona bem?
Contexto e Persona: Começamos pedindo para o ChatGPT atuar como um "consultor financeiro didático". Isso ajusta o tom da resposta, evitando jargões muito complexos e garantindo uma explicação clara.
Dados Claros: Passamos todos os números exatos logo no primeiro parágrafo (Capital, Taxa e Tempo), não deixando margem para a IA tentar adivinhar ou assumir valores.
Divisão de Tarefas (Subtarefas): Em vez de pedir apenas "calcule para mim", dividimos o pedido em uma lista numerada de 4 passos. Isso força a IA a organizar a resposta visualmente e a construir o raciocínio matemático antes de dar o resultado final.
Resultado gerado (Resumo)
Ao jogar esse prompt no modelo, ele responde exatamente o que foi pedido de forma estruturada:
Fórmula: Explica que Juros (J) = Capital (C) * Taxa (i) * Tempo (t).
Variáveis: C = 6500, i = 0.01 (1%), t = 12.
Juros: Mostra a conta 6500 * 0.01 * 12, chegando ao valor de R$ 780,00.
Montante Final: Soma o capital inicial + juros (6500 + 780), entregando o valor final de R$ 7.280,00.
Essa é a beleza de um prompt bem elaborado: a resposta já vem formatada como um relatório pronto para uso, sem que a gente precise pedir para a IA refazer a conta ou explicar de onde ela tirou os números!
Espero que essa estrutura de prompt ajude nos testes de vocês. Bons estudos!